Pode usar rejunte comum em porcelanato?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O tipo de revestimento que você vai assentar também afeta na escolha do rejunte. Para porcelanato, revestimento cerâmico, pastilhas de vidro, porcelana e pedras, use o cimentício ou o acrílico. Já para pastilhas de metal, inox e espelhadas, use o rejuntamento cimentício especial.

Em áreas molhadas e externas é necessário aplicar rejunte para evitar infiltrações de água. Utilizar rejunte epóxi, acriílico ou junta fina para Porcelanato com adição de látex, especificando um rejunte na cor da decoração do material adquirido, para dar ao ambiente o efeito de uma placa única.

Para o rejuntamento acrílico, são indicados pisos, paredes, revestimentos cerâmicos e porcelanatos em áreas externas e também para mármores, granitos e pastilhas de vidro e de porcelana.

porcelanato: indicado para porcelanatos esmaltados, polidos ou naturais. Pode ser usado em pedras especiais e cerâmicas em geral, também sendo indicado para cozinhas e banheiros.

Primeiro, avalie a condição do rejunte antigo, se ele estiver solto, rachado ou danificado, é melhor removê-lo completamente e aplicar um novo. Caso contrário, é possível aplicar um rejunte em cima do outro.

Diferenças Gerais
a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

A argamassa para pastilhas deve ser aplicada para assentar e rejuntar simultaneamente. Executar somente o rejunte com este tipo de argamassa dificulta o acabamento final do produto, o mesmo pode apresentar rusticidade.

Após o assentamento, é necessária uma janela de tempo de no mínimo 72 horas para que se possa andar sobre o piso ou aplicar o rejunte. Caso esse tempo de secagem não seja respeitado, o trabalho pode ser estragado, fazendo com que as peças se soltem ou trinquem.

rejunte epóxi

O rejunte epóxi é considerado o mais resistente do mercado, além de ter alta durabilidade e possuir um acabamento de ótima qualidade. Porém, na hora da aplicação, o cuidado precisa ser redobrado, já que a massa exige um trabalho minucioso para que ela seja aplicada de forma correta.

É um sistema de assentamento garantido pela Ceusa, que consiste no assentamento de placas cerâmicas em pisos e paredes sem juntas de assentamento. Ou seja, as placas são encostadas umas as outras sem espaçamento, proporcionando mais beleza ao ambiente.

O acrílico tem em sua composição a resina e outros ingredientes de aditivação que conferem alto desempenho, textura fina, resistência à formação de fungos e acabamento extremamente liso. Prático, o acrílico é impermeável e sutilmente mais caro que o cimentício.

O produto pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas, em porcelanato, cerâmica, piscinas e saunas, criando um preenchimento perfeito e liso em junções de 2 a 10mm.

Já o rejunte acrílico é impermeável. Ou seja, pode ser aplicado em áreas mais úmidas, como cozinha e área externa do box para banheiro. Ele tem um acabamento bem liso, o que impede que acumule sujidade, sendo muito fácil de limpar e de manter sempre como novo.

Por que o rejunte esfarela? Basicamente pela presença de umidade no substrato. Atenção: A presença de umidade na área de aplicação do rejunte, além dos problemas indicados acima, pode ainda diminuir drasticamente a resistência mecânica dele, provocando o esfarelamento.

Com acabamento áspero, o cimentício favorece o acúmulo de sujeira e é mais difícil limpar. O acrílico, por outro lado, apresenta um acabamento um pouco mais liso e, consequentemente, facilita a remoção das sujeiras e manchas.

Antes de aplicar o rejunte, as juntas devem ser limpas por escovas não abrasivas, ou, se possível, lavando com água, assim todo o pó e partículas maiores serão removidas antes da aplicação do rejunte, permitindo dessa forma que haja contato apenas com partes firmes.

Antes de rejuntar, a superfície do revestimento deve ser molhada levemente com água limpa. Isso tornará o processo de aplicação do rejunte mais fácil e o revestimento mais limpo. Em dias quentes e/ou com presença de vento, esse umedecimento é indispensável.

Rejunte manchado, quando há contaminações durante o preparo ou por falta de limpeza apropriada; Rejunte esfarelando, o que é um indicativo de infiltração; Rejunte com mofo, um sinal de excesso de umidade. Para evitar o problema nos banheiros, deixe a porta aberta após o banho.

Pessoal da obra: 6 horas após o rejuntamento; Todo o tráfego: 24 horas; Liberação para contato com áreas molhadas: 24 horas; Limpeza rotineira: após 14 dias, com pano limpo, água e detergente neutro.

Rejunte manchado: se o problema ocorre logo após o processo de cura e está concentrada em diversos pontos, a probabilidade é de que durante o preparo houve contaminação. Isso pode ser proveniente do preparo da mistura em embalagens não adequadas ou que estão sendo reutilizadas, sem a limpeza ideal.