Pode usar queratina no cabelo emborrachado?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A queratina é a responsável por reconstruir a fibra capilar danificada. Portanto, os cabelos elásticos precisam desse ingrediente no seu tratamento. A reconstrução capilar pode ser feita de duas maneiras, com máscara ou queratina líquida.

Você pode usar a queratina líquida sozinha, borrifar nos fios e deixar agir por 10 minutos antes de enxaguar. Mas também tem como usar a proteína junto com a sua máscara hidratante preferida. Para isso, borrife um pouco de queratina no seu creme e passe em toda a extensão dos fios.

Tenha paciência: a revitalização total das mechas pode demorar de cinco meses a um ano. Depois que o cabelo recuperar sua massa, é hora de investir na hidratação.

Cabelo elástico pode fazer botox? A resposta, mais uma vez, é sim! Como o procedimento reconstrói os fios, ele ajuda a recuperar o cabelo elástico.

Cabelo elástico pode fazer selagem? Pode, sim. Um dos sinais de os seus fios estão danificados é justamente estar com o cabelo elástico, também conhecido como emborrachado.

Deixe agir por 10 minutos. Atenção, diva: após o tempo de ação da queratina líquida, não enxágue o cabelo!

Por que usar a queratina para cabelo durante a hidratação? Quando se trata de cabelos quebradiços e danificados, a hidratação com queratina é um dos tratamentos mais indicados. O motivo por trás disso é bem simples: a proteína previne a perda de mais nutrientes presentes no interior do fio.

Como saber se o cabelo precisa de queratina? Para identificar a falta de queratina no cabelo, basta fazer um teste simples: corra os dedos indicador e polegar da raiz às pontas dos seus fios para sentir a textura. Você deve observar se os fios estão ásperos e quebradiços. O ideal é que estejam suaves e macios.

Duas reconstruções quinzenais, seguidas de reconstruções mensais resolvem o problema! E não pensem em exagerar na reconstrução, fazer a louca e aplicar máscara reconstrutora duas ou três vezes na semana porque isso vai gerar um excesso de proteína que causa tantos danos quanto a sua falta.

Se você está com os cabelos elásticos, muito danificados ou quebradiços também deve evitar fazer a shampoozada, porque o tratamento pode agravar os danos na fibra capilar e deixar os cabelos ainda mais fragilizados.

A melhor forma de tratar cabelos danificados e elásticos é seguir uma rotina de reconstrução capilar. O objetivo do tratamento é devolver proteínas e outros nutrientes para encorpar os fios, recuperando sua massa capilar, estrutura interna e resistência.

Cabelos elásticos não podem ser alisados enquanto não forem recuperados. Se os cabelos molhados encolhem ao serem puxados, é melhor desistir da escova progressiva marcada no salão e deixar o secador e a chapinha bem guardados em casa - pelo menos por enquanto.

O que é? O chamado cabelo elástico, como dissemos, é o famoso efeito emborrachado dos fios que faz com que eles estiquem e não voltem ao seu tamanho original, acabando até mesmo por quebrar.

O fio emborrachado se torna elástico por causa da perda de massa capilar. Como consequência da perda de massa capilar, os cabelos ficam opacos, quebradiços, finos e com pouquíssimo volume. E mais: o cabelo emborrachado é muito mais frágil à ação de qualquer agente externo, como poluição, sol e vento.