Pode usar PVC para água quente?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.

Os materiais empregados são o plástico próprio para água quente, CPVC, o ferro galvanizado, o poliuetileno, o Pex (mangueira flexível) e o cobre.

Tubos de PVC Rígido para SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA, fabricados de acordo com a ABNT NBR-5648 em barras de 6mts., na cor “Marrom”, com ponta e bolsa lisa e indicado para pressão máxima de serviço (7,5kgf/cm² ou 75mca). A temperatura de aproximadamente 20ºC.

60oC

O PVC rígido é altamente resistente a ácidos fortes, apesar de sofrer ataque por alguns ácidos oxidantes em altas concentrações. A resistência química do PVC rígido aos álcalis é satisfatória em todas as concentrações, em temperaturas de até 60oC.

O Forro de pvc com Isolante Térmico " muito conhecido como termo forro" contém uma película de aluminio "isolante térmico" e reflete o calor e o frio, diminuindo a temperatura interna no calor em aproximadamente 8° e no frio aproxmadamente 4 °, atua na reflexão das ondas de calor-energia irradiadas pelo sol.

Registro e tubulação
Para vasos sanitários com caixa de descarga, você pode usar uma tubulação que sai da caixa d'água com ¾ de polegada. Já para os modelos com válvula de pressão, prefira o tubo de l e ½ polegada.

Algumas das outras características que diferem uma tecnologia da outra e que podem te ajudar na hora da escolha de uma delas são: o PPR, possui uma resistência um pouco superior às temperaturas, enquanto o CPVC suporta 60 m.c.a. à 80°C, o PPR suporta a mesma pressão à 95°C.

Para o projeto de água quente, é necessário prever a tubulação que leva a água da caixa d'água o boiler e para as peças sanitárias. Contudo, essa tubulação de água quente é feita separada da água fria, com a sua ligação apenas perto do ponto de saída, onde se encontra o misturador.

Em geral, nas residências se usa tubo de 25 mm na alimentação e de 32 mm no ladrão e na tubulação de lavagem. Esta última fica exatamente no fundo, bem rente à borda, e sua função é esvaziar totalmente a caixa para limpeza ou manutenção.

TUBOS DE CPVC
Os canos de CPVC são fabricados a partir do policloreto de vinila clorado, que possui alta resistência. “Basicamente, sua composição química é semelhante à do PVC, mas com a adição de cloro na fórmula.

Suporta pressão de serviço de até 750 kPa (7,5 kgf/cm² ou 75 m.c.a.), à temperatura de 20°C.

Tipos de tubos de PVC água fria
Entre os canos e conexões hidráulicas, os tubos soldáveis são aqueles na tonalidade marrom. Fácil de instalar e com ótimo custo-benefício, é indicado para uso interno nas paredes.

Porém, o PVC não resiste a altas temperaturas e, quando aquecido a ponto de derreter, perde sua resistência, causando vazamentos. Sendo assim, jamais utilize fogo, isso pode causar trincas.

Durabilidade
Pode-se afirmar que a durabilidade do PVC é superior em relação a do alumínio.

60 anos

O ciclo de vida útil dos produtos de PVC utilizados em construções é longo, com durabilidade média de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro do PVC. Ainda de acordo com o instituto, alguns produtos podem chegar a 100 anos de uso se limpos e conservados de maneira adequada.

CPVC pode tolerar temperaturas mais altas que o PVC
Ao contrário do PVC, cuja temperatura máxima chega a 60°C, a tubulação de CPVC pode suportar temperaturas de até 100°C. Também é igualmente eficaz em faixas de temperatura mais baixas.

O isolamento térmico para tubulação de água quente pode ser feito por meio de tubos de lá de rocha bipartidos. Esse tipo de isolamento é muito eficiente, não apenas para isolamento térmico, mas também para isolamento acústico de tubulações, flanges, válvulas e conexões.

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

Plastolândia O PVC não é indicado para água quente porque este material não suporta temperaturas elevadas. O CPVC e o cobre são os mais adequados para esta finalidade. O sistema hidráulico de uma residência diz respeito a diversas instalações e subsistemas que realizam a captação, transporte e armazenagem de fluidos.

PPR – Polipropileno Copolímero Random – São tubos e conexões mais utilizados para água quente, seu material permite uma excelente eficiência e desempenho. Os tubos e conexões PPR podem transportar água até 95º graus sem apresentar grandes problemas.

As tubulações verdes recebem a água quente, em projetos residenciais, comerciais e industriais. Já as tubulações para circulação de água fria possuem diferentes cores, dependendo do uso.