Pode usar porta de alumínio em quarto?

Perguntado por: njordao4 . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Nada impede que você as utilize em cozinhas, quartos e demais cômodos de uma casa ou até mesmo no escritório. Portanto, escolher uma porta de alumínio para o seu ambiente pode ser uma excelente opção, já que você ganha durabilidade, facilidade de limpeza e preço mais baixo comparado a outros materiais.

acima de 40 anos

A durabilidade, resistência a intempéries e a facilidade de manutenção são alguns dos fatores que o tornam indicado para o setor. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), os produtos fabricados para esse mercado têm vida útil média acima de 40 anos.

Além disso, como já dissemos, o alumínio é um material mais barato que a madeira. Sendo assim, ao optar por uma porta de alumínio você tem muito a ganhar.

Cortinas são versáteis e nos dão a possibilidade de criar pontos de cor no ambiente ou de neutralizar espaços muito frios. Uma cortina pode ser bem mais barata que uma porta.

Quando o assunto é interior, as portas de madeira costumam oferecer um isolamento acústico mais interessante, o que as torna ideais para quartos e escritórios. Já quando se fala em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e garagens, o alumínio é indiscutivelmente mais recomendável.

A melhor maneira de fazer isso é instalando fechaduras com chave nas partes superior e inferior da porta. Também é possível colocar uma barra de metal ou madeira na parte interna inferior da porta, impedindo o deslizamento da porta. Além disso, é uma boa ideia reforçar o vidro com painéis de policarbonato.

Porta sanfonada: A porta sanfonada é uma das opções mais baratas do mercado e tem esse nome em referência a sanfona; isso por que a ela se dobra conforme corre no trilho. Geralmente são feitas de plástico ou PVC e são recomendadas para ambientes com umidade como a lavanderia, cozinha e banheiro.

A produção de alumínio, desde a extração da bauxita até a transformação da alumina em alumínio, gera alguns gases poluentes, como o gás carbônico (CO2) e os perfluorcarbonetos (PFCs). A frequente emissão desses gases na atmosfera contribui para o efeito estufa e intensifica o processo do aquecimento global.

1 – Alumínio
A resposta está na sua resistência ao sol e chuva e pelo fato de não causar corrosão. É uma boa opção também por ser um material leve e de fácil limpeza. Além disso, o alumínio não perde sua cor com o tempo, de forma que a durabilidade do móvel também é bastante grande.

Para o alumínio e suas ligas, os ácidos sulfúricos, fosfórico, oxálico e crômico são os eletrólitos de uso mais frequente neste tipo de anodização. Em aplicações que exigem alta resistência à corrosão, o ácido crômico garante os melhores resultados de proteção.

Linha 32mm (Gold) – A Linha Gold é a mais premium que se encontra no mercado. Os perfis de alumínio desta espessura oferecem máxima resistência e segurança, além de um acabamento superior.

Em uma obra, as portas de alumínio são uma das últimas coisas a serem instaladas, evitando danos durante a movimentação dos pedreiros e transporte de materiais. O preço médio para instalar uma porta de alumínio simples é de cerca de R$ 1.000,00.

As esquadrias em PVC reduzem a necessidade de aquecimento ou de ar condicionado nos ambientes, principalmente quando são desenvolvidas com vidro duplo. Já o alumínio não possui um desempenho térmico bom, sendo necessário o uso de mais intenso de condicionadores de ar nos ambientes com este tipo de esquadria.

Cada ambiente de uma casa exige a escolha de um tipo de porta diferente, e no caso dos quartos a mais utilizada são as portas prancheta, isso porque essas são opções com maior durabilidade e melhor preço.

As portas de vidro podem ser usadas na entrada principal da casa, nos banheiros, no escritório, nos quartos, na cozinha e na sala de estar e jantar.

Não há nas leis que regulamentam a relação entre condomínios e condôminos, Lei 4.591/64 e Código Civil Brasileiro, qualquer dispositivo que trate desta questão. Todavia, a maioria das convenções e regimentos internos possui regra especifica, deixando claro que o condômino não deve manter aberta a porta da sua unidade.

Para peças em alumínio que apresentam uma ligeira oxidação, comece por passar um pano seco nas manchas para retirar quaisquer resíduos mais salientes. Depois, molhe o pano numa bacia com água morna e sabão neutro e limpe toda a peça, passando-a depois por água. Deixe secar ao ar livre.

Não é necessário lubrificar as esquadrias de alumínio, pois as roldanas e articulações trabalham sobre uma camada de nylon autolubrificante. Os lubrificantes convencionais podem danificar o material, piorando-o ao invés de melhorá-lo.

O bicarbonato de sódio é um dos queridinhos da limpeza doméstica. Barato e eficiente, esse produto pode fazer um excelente trabalho nas suas panelas. Para tirar as manchas do alumínio, use-o misturado com o detergente, lavando normalmente com a esponja.

O PVC ainda possui manutenção simples, não propaga chamas, não oxida, são fáceis de limpar e podem ser instaladas em qualquer etapa da obra, pois são imunes aos efeitos corrosivos do cimento e da cal. Outra opção são as portas de vidro.