Pode usar pó descolorante com amônia?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Pó descolorante com ou sem amônia para usar no cabelo? O pó descolorante com amônia é mais poderoso e, por isso, também pode prejudicar mais os fios. Por isso, ele é mais indicado para aquelas pessoas que tem os fios virgens e que vão sofrer menos desgaste na descoloração.

Dica extra: vale dizer que a amônia, geralmente presente no pó descolorante, potencializa o efeito da água oxigenada. ajudando a clarear mais os fios. Por isso é bom checar frequentemente o tom que o cabelo com a mistura atingiu.

Muito usada nas tinturas permanentes, a amônia é um composto químico responsável por ajudar abrir a cutícula da fibra capilar para que a coloração possa fixar bem no fio e a cor ter uma durabilidade maior.

Como explicamos anteriormente, a amônia é responsável por abrir as cutículas dos fios para a ação da coloração. Dessa forma, a água oxigenada presente na composição das tinturas entra no córtex e retira os pigmentos que lá estão, para facilitar a fixação dos novos pigmentos.

Ação Ultra Rápida. O Color Pó Descolorante Blond Premium, Felps, é excelente para um clareamento rápido, uniforme e seguro. Ele é super bem avaliado por quem testou, principalmente pelo efeito rápido e não agressivo.

A amônia age nos fios, abrindo as cutículas dos fios, permitindo que os pigmentos da coloração entre dentro dos fios com mais facilidade, garantindo a melhor fixação da coloração nos cabelos. A amônia permite a entrada do OX no córtex capilar, removendo os pigmentos naturais do fio.

A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc. Entre tantos empregos, podemos destacar: Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia.

Compre água oxigenada.
Trata-se de um componente químico (peróxido de hidrogênio) com diversos usos caseiros, incluindo a limpeza de cortes, a desinfecção de superfícies e a remoção de manchas. Além disso, o produto também pode ser utilizado para descolorir o cabelo.

Misturá-la com amônia, vinagre, álcool, detergente, bicarbonato de sódio ou água oxigenada vai amplificar sua potência química tornando-a altamente tóxica, o que pode provocar ardência nos olhos, enjoos, crises de tosse e até mesmo queimaduras nas mucosas e no trato respiratório, que podem gerar asfixia.

A queratina líquida é bem acessível e fácil de encontrar, mas, se não tiver o produto por perto, você também pode usar o óleo vegetal para blindar os fios durante a ação do pó descolorante. A aplicação pode ser feita no dia da técnica mesmo, algumas horas antes, da raiz às pontas, distribuindo bem o produto.

O agente clareador do descolorante pode ser a amônia ou o peróxido de hidrogênio, e ambos são ativados pelo oxigênio presente na água oxigenada.

O pó descolorante azul, possui um pigmento para auxiliar a neutralizar reflexos loiros. É ideal para evitar os tons alaranjados. Já o pó descolorante branco, pode ser utilizado em todas as técnicas profissionais de descoloração, para todos os tons de cabelo.

Faça uma solução clareadora com vinagre de maçã.
Dilua ¼ de xícara de vinagre de maçã em 1 xícara de água. Lave o cabelo com shampoo e condicionador como de costume, depois passe a mistura de vinagre de maçã nos fios. Deixe fazer efeito por uns vinte minutos e enxague bem.

A shampoozada consiste em uma mistura de 1 medida de água oxigenada, 1 medida de pó descolorante e 1 medida de shampoo neutro. A quantidade da mistura varia de acordo com o comprimento dos seus cabelos. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e aguarde cerca de 30 minutos.

Água oxigenada 40 volumes
A mais potente de todas, pode clarear até 5 tons do cabelo. É a mais indicada para quem vai aplicar tinturas claríssimas, platinadas ou acinzentadas. Geralmente, é utilizada em cabelos saudáveis e sem outras químicas, como alisamentos ou progressivas.

Tem que ficar no sol para descolorir os pelos? Não, não é necessário ficar no sol. Inclusive, é importante evitar a radiação solar durante a aplicação, porque o sol aumenta o risco de alergia ao produto e pode causar manchas na pele.

Descolorante 20 g (dê preferência a um produto com ação calmante, que combine ingredientes como a camomila, por exemplo) Água oxigenada volume 20 (os volumes 30 e 40 clareiam mais rapidamente, mas são mais agressivos para a pele e, por isso, não são recomendados para o banho de lua) Esfoliante de sua preferência.