Pode usar pneu 185 no lugar do 175?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Em geral as montadoras equipam seus carros com rodas de larguras intermediárias. Assim, a medida original 175 mm pode ser aumentada para 185 mm sem grandes problemas. Dependendo do caso, dá até para colocar modelos 20 mm mais largos que os de fábrica.

A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm. Como A medida que mais influencia no desempenho do veículo é o diâmetro externo do pneu, que é o mesmo no seu caso.

No caso de modificação significativa na largura da banda de rodagem do pneu, o carro pode sofrer alterações na estabilidade. Se ele for mais largo que o original, pode dar mais estabilidade ao veículo. Mas atenção! Pneus com banda de rodagem mais larga também consomem mais combustível.

O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu. Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial.

Alterar sem conhecimento pode comprometer a segurança porque há mudança no comportamento dinâmico do veículo. O volante pode ficar mais pesado e existe o risco de aumentar a ocorrência de aquaplanagem.

Sempre evite usar pneus de marcas diferentes ou modelos diferentes no mesmo eixo, pois a instabilidade no controle do carro será muito grande, o que aumenta bastante o risco de acidentes, especialmente em terrenos escorregadios.

Pode colocar dois pneus de medidas diferentes? Com certeza deixar medidas diferentes dos pneus do seu carro não é adequado. Isso porque pode influenciar o desempenho do veículo nas curvas, no consumo e até mesmo no funcionamento do freio ABS.

Conforme o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Para instalar uma roda de medida maior (um upgrade de aro 15 para 16 polegadas, por exemplo), é necessário selecionar um perfil com perfil mais baixo.

185 representa a largura do pneu em milímetros, 65 é o percentual da altura em relação a largura, ou seja, 65% de 185mm (120,25mm de altura). Pneu radial (R) de aro 15, configurando-se assim o pneu 185/65r15.

Com um pneu mais alto, consequentemente o carro ficará mais alto, o que muda o ponto de vista do motorista. Quanto mais alto melhor, pois você terá uma visibilidade maior dos carros à sua volta e de possíveis obstáculos na via.

Pneus dianteiros e traseiros têm calibragens diferentes — lembre-se de observar isso. Um pneu murcho, por exemplo, irá aumentar a força de arrasto, exigindo mais do motor, e consequentemente, aumentando o consumo de combustível.

Aqui a regra é clara, quanto mais fino o pneu, menor a área de contato com o chão, e isso pode proporcionar mais velocidade. Na contramão dessas vantagens, os pneus muito finos apresentam menor aderência no terreno, e consequentemente, menos estabilidade para altas velocidades e curvas.

E a resposta é positiva. Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

A medida do pneu 175/75R13 significa que o pneu possui uma largura de 175 milimetros, que é banda de rodagem (área do pneu em contato com o solo) e uma altura (lateral do pneu) de 75% desse valor, ou seja, 131 milimetros sendo um pneu radial (R) (isto é, R significa o tipo de construção do pneu radial e não o raio).

Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original? De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas.

A Resolução 292 do Contran não prevê nenhuma tolerância para alteração nas medidas do pneu. O artigo 8º, por exemplo, proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas e também a modificação do tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.

Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança.

Procure informações no manual do fabricante do veículo
Sempre procure informações no manual do seu carro. Ele vai indicar as principais características do pneu correto para seu veículo, como largura, tamanho e pressão ideal.