Pode usar óleo vegetal vencido?

Perguntado por: ogil . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

O óleo vencido é perigoso para o consumo humano, porém, mesmo sem condições para ser utilizado nas cozinhas, este produto tem potencial para ser utilizado como base para outras indústrias e é para estas situações que a reciclagem entra em cena.

Resumo: No Brasil o prazo de validade de óleos vegetais é determinado pelas indústrias produtoras que estabelecem prazos que variam entre 6 meses e 1 ano.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

Sabe por que que o óleo tem que ser trocado? Porque ele funciona à base de aditivos. Esses aditivos são iguais há remédios, expiram, perdem a validade. Então, troque o óleo, tenha você rodado muito ou pouco nesses 12 meses.

PRAZO DE VALIDADE: 18 meses a partir da data de fabricação, respeitando-se as condições de estocagem.

Se você for usar como finalizador, para reparar as pontas duplas e ressecadas, dar brilho e maciez, pode usar óleo no cabelo todos os dias, no comprimento dos fios. Isso ajuda a deixá-los com brilho e macios.

Óleos vegetais possuem em sua composição alta concentração de componentes graxos (triglicerídeos) e atuam principalmente como emolientes. Já os óleos essenciais possuem alta concentração de moléculas voláteis (principalmente terpenos), portanto são utilizados majoritariamente como fragrância.

Quando é hora de descartar o óleo de cozinha?

  1. Se o óleo, depois de quente, liberar um cheiro forte e uma fumaça escura, ele não deve ser utilizado.
  2. Se o alimento, depois de frito, estiver com uma cor escura ou murcho.

Óleo e azeite
A vida útil do óleo de cozinha é normalmente de um ano enquanto fechado. Depois de aberto, costuma durar cerca de seis meses. Gosto amargo sinaliza que estragou. Por sua vez, o azeite perde seus polifenóis benéficos para a saúde à medida que envelhecem.

De forma geral, se for armazenado à temperatura ambiente durante muito tempo, o óleo pode se tornar rançoso. Em baixas temperaturas, ele assume uma forma sólida e voltará a ser líquido quando a temperatura estiver mais alta novamente. Nossa principal dica é mantê-lo na geladeira para garantir o frescor do produto.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Para a dermatologista não há problema em usar cosméticos com prazo vencido, desde que estejam com bom aspecto, odor, consistência e integridades preservados.

Referente à validade, após aberto o óleo de coco pode ser consumido até 45 dias, mas sempre se atentando a forma de manusear o produto para não haver contaminação.

Para o consumidor, é fácil identificar quando a comida foi preparada em óleo velho. “Fica murcha”. “Devido estar velho, fica com resíduos de outras frituras, fica umas manchinhas pretas, fica com uma cara mais pesada, que esta bem encharcada com gordura”.