Pode usar óleo de rícino como lubrificante?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Ele faz maravilhas para a hidratação capilar. No entanto, não deve ser usado como lubrificante sexual. Por ser um óleo, a substância pode estragar o látex da camisinha e deixar os parceiros suscetíveis a DSTs.

O óleo de rícino serve para diversos fins, desde prevenir infecções por bactérias ou fungos, combater caspas e problemas no couro cabeludo, regular o sistema digestivo até mesmo realizar a hidratação da pele e dos cabelos.

O óleo, que não é alimentício e não pode ser ingerido, já foi muito conhecido por ser um excelente laxante, mas também possui outras funções, sendo utilizado como cosmético e para fins terapêuticos e medicinais.

óleo de coco

Alguns cuidados serão essenciais ao utilizar o óleo de coco na região íntima. Então, escolha um óleo de coco que seja 100% natural e extravirgem para aproveitar suas propriedades e evitar que contenham substâncias capazes de causar irritações na região.

Para a especialista, o óleo é, sim, uma boa alternativa aos lubrificantes industrializados.

Sim, queridas, o óleo de coco pode ser usado como alternativa para os lubrificantes disponíveis por aí.

Prefira lubrificantes à base de água ou silicone
Lubrificantes à base de água podem ser usados sem medo, pois não causam alergia. Além disso, sua composição não é reagente com o látex da camisinha. Isso evita com que se rompa durante o sexo.

Quem não deve usar
O óleo de rícino não deve ser usado por crianças, lactantes e mulheres grávidas, já que esse óleo pode induzir o parto. Além disso, o óleo de rícino não deve ser usado por pessoas que têm apendicite suspeita ou confirmada, obstrução ou perfuração nos intestinos, ou síndrome do intestino irritável.

O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.

Não é indicado dormir com óleo de rícino e nem máscaras capilares com esse ativo, pois a viscosidade do óleo é muito grande. Dessa forma, pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, piorar a dermatite seborreica e outros tipos de dermatites.

Se você sofre com as pontas duplas, o óleo de rícino no shampoo é uma ótima escolha para você. Ele evita o ressecamento pela lavagem, mantendo os fios hidratados até as pontas. Assim, você evita que elas fiquem frágeis e danificadas.

De acordo com a dermatologista Larissa Viana, é permitido dormir com uma pequena quantidade de óleo, alternando com outro produto renovador celular indicado pelo seu dermatologista. O óleo de rícino é indicado para quem deseja promover um rejuvenescimento do rosto, evitando as linhas de expressão.

A noite, antes de dormir, espalhe ao redor do umbigo óleo de coco ou óleo de rícino para solucionar problemas do intestino e principalmente dores no corpo. Sabemos que o bebê possui dores no umbigo e, passando óleo de rícino, alivia assim as cólicas do bebê. Curiosidade: A terra também tem umbigo.

Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.

1. Vitamina de banana. Um bom remédio caseiro para secura vaginal é tomar diariamente a vitamina de banana porque a banana é rica em magnésio que promove a vasodilatação que vai aumentar a circulação sanguínea.

1. Óleo de bebê “Não só pode anular a eficácia de um preservativo, mas usar óleo de bebê em sua vagina pode aumentar o risco de desenvolver uma infecção por fungos”, aponta Streicher.

Hidratação – Importante hidratar a vulva, assim como as demais partes do corpo, você pode usar seu hidratante corporal na região de monte de Vênus, e dos grandes lábios pra virilha.

O Lubrificante Íntimo é muito utilizado, pois aumenta a lubrificação, otimizando o conforto e o prazer durante as relações sexuais. Aqui na farmácia online da Drogal, você encontra Lubrificante Íntimo das melhores marcas, como K-Med, Jontex e Olla pelo menor preço da internet.

A umectação pode ser feita durante o dia ou à noite. Assim, no primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios, deixar agir por aproximadamente 30 minutos e lavar normalmente. No caso da umectação noturna, o óleo de rícino deve ser mantido nos fios durante toda a noite e lavados pela manhã.

É indicada a aplicação do óleo de rícino nos cabelos uma vez na semana. Mas por ser um produto natural, pode ser utilizado mais vezes. Porém, o uso excessivo pode deixar o cabelo com aspecto oleoso.

O óleo de coco é a escolha certa para quem está sofrendo com ressecamento e porosidade, o que é bem comum entre as gatas de cabelos crespos ou que fazem alisamentos, relaxamento e usam chapinha todos os dias.