Pode usar óleo de cozinha como lubrificante de porta?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Ela é muito usada na limpeza de peças automotivas, mas também serve em outras situações. Óleos de grau alimentício, como azeite de oliva, óleo de canola, óleo de coco etc. Eles são ideais se a porta só estiver rangendo um pouco.

Grafite em pó
Ela evita uma sobrecarga nas máquinas dos vidros. Para lubrificar as fechaduras, também é possível utilizar o grafite em pó.

Basta escolher um laca forte e aplicá-lo diretamente sobre a dobradiça. Depois de borrifar algumas vezes, abra e feche a porta duas ou três vezes para ajudar a espalhar.

A camada de óleo mantém a tábua impermeável e diminuir a transferência de sabor e aroma da madeira ao alimento. Óleos vegetais como o de azeite de oliva e soja não servem para esta hidratação porque ficam rançosos muito rápido e podem passar esse sabor aos alimentos.

Como descartar corretamente o óleo usado
Deixe o óleo esfriar, depois despeje toda a gordura em um recipiente que pode ser jogado fora. Quando estiver cheio, coloque-o em um saco plástico para evitar vazamentos e jogue-o no lixo orgânico.

Os óleos lubrificantes aerosol são a alternativa mais óbvia e prática, já que basta aplicá-los diretamente na dobradiça. Abra e feche a porta algumas vezes. O produto deve entrar em ação imediatamente. Se a dobradiça continuar rangendo após aplicação do óleo lubrificante, remova-a completamente da porta.

Saiba a seguir como corrigir esse problema. Geralmente portas rangem porque as dobradiças estão sujas, ressecadas ou enferrujadas. Também é possível que a própria porta esteja empenada, muito comum quando são ocas. O ideal é identificar o que está causando o ruído.

Portas que fazem barulho
Muitas vezes, colocar óleo é suficiente. Mas se elas estiverem sujas de tinta ou poeira, é melhor retirar as dobradiças, limpá-las, lubrifica-las e instalá-las novamente”, instrui o gerente de produtos. Dobradiças presas também podem fazer com que a porta faça barulho.

Nunca lubrifique o cilindro com óleo ou graxa. Utilize apenas pó de grafite.

O ideal é que você não use com frequência óleos e graxas tanto nas fechaduras quanto nos cadeados, o material líquido e pastoso juntamente com a poeira e a umidade do ar cria uma massa dura e só piora a situação. Procure no mercado lubrificantes secos, por exemplo, um aerossol específico para isso ou pó de grafite.

Use um pincel para espalhar o óleo na madeira; para remover o excesso use um pano limpo e seco que não solte fiapos.

O primeiro sinal de que a dobradiça não está 100% é que o pino localizado na articulação da peça “sobe”. Isso é normal e acontece com o tempo. Para remediar, é só pegar um objeto pesado, como um martelo ou alicate, e bater no pino para que ele volte ao lugar.

Não utilize esponjas ou objetos abrasivos para não arranhar o material ou danificar a pintura. As peças confeccionadas em aço inox podem ser limpas com pano úmido e sabão neutro ou desengordurantes sem cloro. Ao limpar puxadores, tenha cuidado com o contato com o MDF para não causar manchas no móvel planejado.

Óleo de linhaça refinado
Aplicado para saturar as fibras da madeira, protege e dá um tom quente e dourado que se torna âmbar com o tempo. Por não ser tóxico é perfeito para brinquedos e móveis.