Pode usar óleo de cozinha como lubrificante?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Pode usar óleo de cozinha ou manteiga como lubrificante íntimo? A resposta é não. "Esses produtos não têm o pH adequado e, na composição deles, há diversas outras substâncias que não são compatíveis com a mucosa vaginal", esclarece a ginecologista Mariana Rosário.

Os lubrificantes à base de água: são os mais indicados, por serem hipoalergênicos e muito parecidos com o muco natural da mulher. Podem ser usados em todas as situações, inclusive com sex toys.

"Os lubrificantes obtidos a partir do óleo de soja podem substituir os lubrificantes convencionais utilizados em motores de dois tempos, cuja combustão libera poluentes para o ambiente, lubrificantes de arames, graxas, lubrificantes de trilhos de ferrovias, e óleos anti-poeira", explica a pesquisadora.

Pessoal o detergente não é uma boa opção, pois é composto por sais de ácidos sulfônicos, e a gente sabe que ácido em geral pode ser corrosivo, principalmente aos contatos elétricos. Dessa forma, usar detergente pode causar até mal contato em partes da instalação com o passar do tempo.

2. Mel. O mel é uma substância com propriedades hidratantes e nutritivas que fazem bem para a pele. Sendo assim, é uma substância presente em diversos produtos de beleza, higiene, cuidados com a pele e até em lubrificantes íntimos.

Nomes de Lubrificantes à Base de Água
É o caso da Jontex , Johnson e Johnson, Olla, Prudence,Vagisil, Viatop-Am, KY e K med. Outras marcas também são usadas, embora sejam menos conhecidas, como a Intimy, Intra Gel, entre outros.

Soja. A soja é uma leguminosa que contém isoflavonas, compostos semelhantes aos estrogênios naturais. O consumo regular de alimentos à base de soja, como tofu e leite de soja, pode ajudar a regular os níveis hormonais e contribuir para a lubrificação vaginal.

A saliva é um líquido que é 99% água e a água seca com muita facilidade. Com o qual, embora inicialmente aplicado na área vaginal ou anal, evaporará rapidamente e o efeito lubrificante não durará muito. Depois de seco, não protege do atrito, o que pode causar pequenos ferimentos.

Um Lubrificante com sabor é um lubrificante à base de água com sabor adicionado. Os sabores são todos naturais e seguros para uso na pele, eles não contêm açúcar ou adoçantes, portanto não causarão infecções por leveduras.

Óleo de coco para cabelo
Por ser um óleo, a substância pode estragar o látex da camisinha e deixar os parceiros suscetíveis a ISTs.

“Vale ressaltar que os outros tipos de lubrificantes não são recomendados como, por exemplo, os que são à base de silicone, óleo ou petróleo”, complementa a sexóloga.

Doenças como hipotireoidismo podem causar diminuição da vontade sexual, e consequentemente, falta de lubrificação. O tabagismo causa muitos problemas vasculares, e atinge também a vascularização periférica, inclusive da genitália, diminuindo a sensibilidade do local e consequentemente a lubrificação.

Os melhores hidratantes vaginais

  • Hyalufem Gel Hidratante Vaginal. Dicas de Mulher. ...
  • Hidrafemme Gel Hidratante Intravaginal. Dicas de Mulher. ...
  • Vagisil Gel Hidratante Externo. ...
  • Gynofit Gel Vaginal Hidratante. ...
  • Vagidrat Gel Hidratante Intravaginal. ...
  • Vagisoft Gel Hidratante Intravaginal. ...
  • Gel Hidratante Intravaginal Lubrinat.

Não utilize o Bepantol na cavidade vaginal.

Vaselina industrial serve para lubrificar ou proteger contra a oxidação peças e equipamentos, onde é necessário um produto que tenha uma consistência pastosa, que não gere escorrimento.