Pode usar óculos de sol na moto?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Não é permitida a utilização de óculos de sol, óculos corretivos ou de trabalho (EPI). Capacete, viseira e óculos – Quando o veículo estiver parado na via, independentemente do motivo, é possível levantar totalmente a viseira.

Óculos de Sol ou de grau não são considerados itens de proteção, então eles não valem para a utilização com o capacete aberto. E tanto a viseira, como o óculos devem ser transparentes, quando o motoqueiro estiver pilotando de noite.

Os capacetes sem viseira aprovados pela legislação precisam ter espaço para acomodar os óculos; Quando se faz uso de capacete sem viseira é obrigatório o uso de óculos de proteção; Quem usa capacete sem viseira e precisa de lentes corretivas deve fazer uso de óculos de proteção por cima dos óculos de correção.

Situações onde o uso não é indicado
Quando você precisar conversar com alguém, o contato visual é importante. Por isso, qualquer situação que exija uma conversa “olho no olho” deve ser feita sem óculos de sol. Isso também vale para locais abertos.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos podem ser utilizados somente durante o dia.

Todos os capacetes sem viseira que foram aprovados pela legislação devem ter espaço para acomodar óculos com lentes corretivas e óculos de proteção. Quando um capacete não possui viseira, é obrigatório o uso de um óculos de proteção.

A viseira só pode ser levantada, ou andar sem ela, quando se trafega em moto com ÓCULOS DE PROTEÇÃO, que não é o mesmo que óculos de grau. O agente errou na lavratura do auto de infração quanto à tipificação da infração, que deveria ter sido o Art. 244, I do CTB.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.

Atualmente a nossa legislação de trânsito não fala sobre o uso de óculos de sol para motoristas, apenas sobre o uso de lentes de correção. A lei fala apenas sobre motociclistas, que enquanto o veículo estiver em movimento, a viseira junto aos óculos devem estar bem posicionados, a fim de proteger os olhos do condutor.

Ela só pode ser substituída por óculos de proteção específicos, desenvolvidos para essa finalidade. O modo correto é utilizar a viseira totalmente abaixada, por razões de segurança.

Primeiramente, a sua música (ou conversa de telefone) só pode ser ouvida na parte interna do capacete, assim você não incomoda as pessoas ao redor. Por segundo, ao invés de fones integrados na espuma do capacete ou fones de ouvido normais, o Domio deixa sua orelha livre pra você conseguir escutar a ambientação.

Dessa maneira, se você for flagrado com a viseira totalmente levantada enquanto conduz sua motocicleta, ou com capacete sem viseira e sem os óculos de proteção, você será autuado por cometer uma infração. Assim, o condutor deverá arcar com o valor de R$ 88,38 e terá 3 pontos adicionados ao seu documento de habilitação.

Para colocar a câmera no capacete vamos precisar só alguns dos acessórios. É indispensável ter a case de plástico rígido para protegê-la e que também serve para montá-la onde nós queremos. Também vamos precisar da base de montagem e as alças de segurança.

Catarata, degeneração macular e melanoma ocular são alguns dos problemas mais comuns causados pelo uso de óculos de sol piratas.

Visando preservar a saúde ocular, o ideal é recomendar o uso contínuo de óculos escuros, no verão e no inverno, a todos: crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Mesmo quando o dia está nublado, os raios ultravioletas penetram nos olhos”, alerta o oftalmologista.

"Utilizar óculos com lentes escuras sem a proteção contra os raios ultravioletas é mais prejudicial à visão do que não usar nenhum tipo de óculos. Porque quando usamos a lente escura, nossa pupila dilata e permite que uma quantidade maior de raios de luz atinja nossos olhos.

Conduzir uma moto usando um capacete “coquinho” ou desafivelado é considerado que o motociclista não utiliza o dispositivo. Como resultado, o condutor receberá um multa de R$130,16 e terá sua moto apreendida até fazer uso do capacete correto.