Pode usar óculos de leitura?

Perguntado por: upires . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Depende. A necessidade do uso dos óculos de perto e a frequência para uso dos mesmos vai depender do grau de cada pessoa e da orientação dos oftalmologistas.

Óculos de leitura sem grau normalmente variam em potência de +0,75 dioptria a +3,00 dioptrias (D). As duas lentes possuem a mesa potência, o que normalmente é indicado com um adesivo removível nas lentes e/ou uma marca permanente no interior da armação.

Os óculos de descanso podem não ter grau ou ser usados em casos com baixos índices de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Geralmente, seu uso não se faz necessário durante o dia todo.

Por fim, destacamos que quem precisa de óculos para leitura são pessoas com presbiopia, ou vista cansada, condição que se apresenta quando os olhos perdem, gradualmente, a capacidade de ver as coisas próximas com nitidez.

Os óculos de descanso podem ser usados o dia todo, porque não têm grau. Assim, eles não causam danos à visão, apenas protegem agentes externos.

Para que servem e quem pode usar os óculos para leitura? Eles são indicados para quem passa grande parte do tempo em frente ao computador ou outros dispositivos eletrônicos. Além disso, são ideais para pessoas que desejam manter a vista descansada ao ler jornais, revistas, livros, entre outros materiais impressos.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

O que é Presbiopia? Com o avanço da idade, os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, começa normalmente aos 40 anos de idade e é algo que acometerá praticamente todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Segundo a oftalmologista Michelle Andreoli, médica porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia, “os óculos de farmácia sem prescrição são de fato perfeitamente seguros”. De acordo com ela, esse tipo de óculos é uma opção para ajudar as pessoas a enxergarem melhor sem prejudicar a visão.

As lentes multifocais ou progressivas têm o objetivo de corrigir a visão em todas as distâncias: longe, intermediária e perto. As lentes são compostas de um campo de visão de longe, seguido por um corredor de visão intermediária e um campo inferior de visão de perto.

Os óculos de descanso tem como principal função aliviar sintomas de visão cansada para pessoas que não tem um problema ocular de fato. Esse tipo de lentes normalmente vem em grau mais baixo e pode ser utilizado inclusive por pessoas que não tem nenhuma dificuldade em enxergar de perto ou longe, por exemplo.

baixo grau: 0 a 3 graus; grau moderado: de 3 a 6 graus; e alto grau: mais de 6 graus.

O que fazer para descansar a vista?

  1. Faça pausas. Realizar uma pausa de 15 minutos a cada duas horas é importante para descansar a vista e hidratar os olhos. ...
  2. Pisque mais. ...
  3. Olhe para longe. ...
  4. Se hidrate. ...
  5. Ajuste os aparelhos. ...
  6. Dê espaço aos olhos. ...
  7. Use óculos, quando necessário. ...
  8. Vá ao oftalmologista regularmente.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

A miopia é um problema de visão que se caracteriza pela dificuldade de focar objetos à distância. O indivíduo míope é plenamente capaz de focar objetos que estão próximos, conseguindo, por exemplo, ler um livro sem nenhuma dificuldade.

"Os livros devem ser lidos à distância do cotovelo, ou seja, pegar num livro, pousar os antebraços e ler, numa posição de costas direitas, sem estar curvado, nem demasiado perto. A distância que isto coloca o livro dos olhos é à volta dos 40 centímetros", explica Raúl Sousa.

Para evitar mistérios: não, óculos de descanso não precisa de receita. Porém, mesmo que possam ser utilizados por pessoas sem problemas de visão, eles também são recomendados para aqueles que precisam de alguns graus em sua lente.

Os óculos de descanso podem ser usados ao trabalhar no computador, para dirigir e até o dia todo, uma vez que por não terem graduação, não causam dano a visão, pelo contrário, protegem os olhos de agentes externos nocivos.