Pode usar o ventilador o dia todo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

Além de comprometer e debilitar o funcionamento das vias aéreas, o ventilador ainda faz com que sua pele fique seca. O vento causa ressecamento devido ao ar seco, podendo se agravar até para alguns problemas dermatológicos, tais como: psoríase, dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Posicione o ventilador para jogar o vento para a janela, mas não precisa colocar ele em frente, apenas posicionado para lá. Isso ajuda a evitar a entrada de mais ar quente e remove o que está dentro do ambiente.

Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia. Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse.

Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

É claro que, em uma comparação direta, o ar-condicionado reduz a temperatura de um ambiente interno em muito mais graus do que o ventilador. Porém, o custo do ventilador é muito mais baixo e ele não traz consigo os problemas de secura do ar e complicações de manutenção e instalação.

Usar o ventilador para se refrescar não faz mal à saúde, mas pode ser gatilho a sintomas alérgicos e incômodos respiratórios. Manter um umidificador ajuda a minimizar os problemas respiratórios.

Não há um consenso sobre o que é melhor: ar condicionado ou ventilador. Enquanto o primeiro provoca um ressecamento maior, o segundo gera uma corrente de ar, que pode fazer partículas alergênicas circularem pelo ambiente.

8 dicas de como dormir no calor

  1. 1 – Hidrate-se sempre. ...
  2. 2 – Use ventilador. ...
  3. 3 – Use roupas leves para dormir no calor. ...
  4. 4 – Evite a prática de exercícios físicos à noite. ...
  5. 5 – Tome um banho antes de dormir. ...
  6. 6 – Desligue todas as luzes. ...
  7. 7 – Mantenha os eletrônicos desligados. ...
  8. 8 – Aposte em comidas leves antes de dormir.

O consumo de energia elétrica sempre vai variar de acordo com o modelo e a marca do seu ar-condicionado ou ventilador. Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz.

"Qualquer coisa que resseque as vias aéreas, principalmente a garganta, pode provocar dor na garganta. A respiração bucal em um ambiente com o clima muito seco pode deixar a garganta seca. O ventilador e o ar-condicionado ressecam ainda mais o ambiente ao diminuir a umidade do ar", explica a otorrinolaringologista.

Para quem costuma se incomodar com o vento direto ou com o barulho produzido pelo ventilador, o circulador pode ser uma excelente opção. No entanto, nos dias em que o calor estiver excessivo, o circulador pode não ser suficiente, já que ele não produz um vento tão potente quanto o ventilador.

Evite ventiladores e ar-condicionado quando estiver gripado. Com isso, vamos finalizar esse post. Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos.

Para isso, você pode espalhar baldes ou bacias com água (de preferência gelada), jogar um pouco de água no chão ou espalhar toalhas úmidas pelo ambiente – essa última é a forma mais eficiente.