Pode usar o secador com a tomada derretida?

Perguntado por: smeireles7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

R: Não é indicado pois poderá dar curto... Foi útil para você?

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Retire a tampa com uma chave de fenda – geralmente presa com um parafuso no centro – e remova os outros parafusos, em cima e embaixo da tomada. Puxe-a para fora e veja se existe uma forma de empurrar o plugue para trás; a maioria das tomadas são fechadas por trás.

R: Não é indicado pois poderá dar curto...

Com um pano seco enxugue o excesso de agua, caso houver. Religue o disjuntor. Utilizando um secador de cabelo ligado numa outra tomada seque o conjunto por aproximadamente 5 minutos sem encostar a mão. Deixe secando por mais 30 minutos.

Caso o fio do chuveiro esteja derretendo quer dizer que algo na fiação está errado e precisa de um reparo imediato, antes que cause um curto circuito e a queima do chuveiro. Pode acontecer ainda pior e o banheiro pode acabar pegando fogo caso não haja um disjuntor.

Além de queimar o cabelo se a temperatura do secador estiver extremamente alta, há chances de se queimar o couro cabeludo ainda, o que pode ser bem dolorido. Para evitar que isso aconteça, basta manter o aparelho em uma distância segura da região, em torno de 10 cm, como a gente já te contou.

1- O protetor térmico é indispensável antes do secador
É verdade que o calor do secador pode danificar a fibra capilar, deixando os fios mais frágeis, propensos à quebra e ao ressecamento. Para evitar o problema, é fundamental usar um leave-in com proteção térmica antes de secar o cabelo.

Porém, na verdade, não é nada normal. Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

O que é e quando acontece um curto-circuito
Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha. Isso faz com que os aparelhos ou instalações que estejam conectadas a esse circuito elétrico parem de funcionar instantaneamente.

Aplique acetona na mancha derretida.
O plástico é solúvel nessa substância, e por isso ela pode ser eficaz na remoção da sujeira. A acetona é um componente de vários removedores de esmalte, que podem ser comprados em uma farmácia. Cuidado, pois esse produto pode manchar algumas superfícies.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Uma tomada pode não estar funcionando se houver uma abertura no circuito ao qual ela está ligada. Isto é um ponto no circuito onde uma corrente elétrica é incapaz de passar. A razão mais comum para que isso aconteça é por causa de um fio solto, o que poderia ser a causa da falha de uma ou mais tomadas elétricas.

Então, se você retirar o “pino terra” poderá deixar seu equipamento exposto a problemas da rede de energia, isto é, correndo risco de queimar em casos de queda de energia elétrica. Isso vale para todos os aparelhos e equipamentos eletrodomésticos que já vêm com o pino terra por conta do padrão.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.

A principal causa de um zumbido vindo de uma tomada são fios soltos nas conexões. Os fios que estão dentro da tomada podem se soltar, fazendo com que vibrem e façam um som de zumbido. Esse problema é mais prevalente em casas antigas com tomadas desatualizadas.

Água e eletricidade não é uma boa combinação, pois pode ocasionar desde um curto-circuito com a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos, até choques elétricos que podem ser fatais.

Se a porta ou o cabo de carregamento estiverem molhados, desligue o smartphone. Em seguida, coloque-o em uma superfície plana para secar em temperatura ambiente.

Há muitas situações nas quais ele pode ocorrer. Algumas delas são, por exemplo, ter vários aparelhos elétricos ligados na mesma tomada, realizar emendas de fios malfeitas, o que pode superaquecê-los e provocar faíscas e ter materiais como plásticos ou papéis, que pegam fogo com facilidade, muito perto da rede elétrica.