Pode usar o sabonete íntimo todos os dias?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sim, usar o sabonete íntimo diariamente é o primeiro passo para a higiene íntima feminina correta, sem causar irritação na região. Usar o sabonete íntimo diariamente no banho, da forma certa, é uma forma segura para se obter os melhores resultados.

Dermacyd®

Dermacyd® é a marca de sabonete íntimo que está sempre ao seu lado porque conhece as necessidades e os desafios que as mulheres enfrentam diariamente.

É importante dedicar atenção à lavagem de calcinhas. “De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia.

O recomendado é não usar mais do que três vezes ao dia, mas o sabonete íntimo é um produto de uso diário. O mais importante é usá-lo apenas para lavar a área da vulva (que é parte externa da ppk) e nunca dentro da vagina, no canal vaginal – e isso vale tanto para o sabonete íntimo como para todos os outros!

Nada de usar o produto internamente ou fazer duchas vaginais. Como já vimos, isso pode desequilibrar a defesa natural do seu corpo e favorecer irritações e infecções. Geralmente os sabonetes íntimos têm uma fórmula que já é projetada para essa região, mas cada corpo pode reagir de um jeito.

O ideal é usar sabonetes neutros.
Evite os que têm fórmulas com perfume, isso pode causar alergias. O mesmo vale para desodorantes íntimos e absorventes perfumados. Outra dica para a higiene íntima durante o banho é afastar delicadamente os lábios vaginais para limpar os sulcos entre eles.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Até mesmo o sabonete líquido íntimo feminino deve ser usado apenas para a limpeza. Xampu, condicionadores e afins podem prejudicar o pH da região. A saliva é viscosa, mas não é escorregadia o suficiente para substituir lubrificantes artificiais. Pior: facilita a transmissão de doenças.

Mas, na realidade, esse tipo de sabonete não é nada adequado para a região íntima, acredita? Claro que a vulva precisa de uma limpeza suave, mas não serão os sabonetes glicerinados ou de bebês que irão proporcioná-la.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Protex Cuidado Íntimo foi desenvolvido especialmente para fazer a higiene sem agredir. Por isso ele pode e deve ser usado diariamente no banho, na região vaginal, sendo totalmente retirado com água, sem deixar resíduos.

A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

Ou, no máximo, com sabonete neutro de glicerina. A região da vulva pode ser naturalmente lavada com sabonete – seja íntimo ou não. Entretanto, é indispensável que a vagina seja higienizada apenas com água.

Desenvolvido especialmente para o pH da região íntima. Ideal para mulheres que sofrem com qualquer tipo de escape de urina.

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Banho de assento com vinagre
O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.

Gino-Canesten® vem ajudando as mulheres e pessoas com vagina há mais de 40 anos.

A pesquisa está alinhada à ampliação do portfólio de Gino-Canesten, que acaba de lançar um produto para o tratamento dos sintomas da vaginose: Gino-Canesten Balance. Trata-se de um gel vaginal que elimina os sintomas da vaginose, como o cheiro desconfortável, logo nos primeiros dias de uso.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.

Coceira na área interna: quando a coceira é na parte interna da vagina, pode ser consequência da existência de um fungo ou bactéria na região vaginal e os sintomas mais comuns são coceira e corrimento.