Pode usar o muro como parede?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

não pode. ele tem que fazer uma outra parede.

Muros – Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.

Diversamente das paredes divisórias, os muros divisórios não podem ser assentados além dos limites do terreno. Justifica-se essa diversidade de tratamento porque muro é elemento de vedação, e parede é elemento de sustentação, tanto assim que o Código Civil trata dos muros sob a epígrafe do direito de tapagem (art.

Art. 1.307. Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisória, se necessário reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcará com todas as despesas, inclusive de conservação, ou com metade, se o vizinho adquirir meação também na parte aumentada.

O proprietário tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural.

O muro é pertencente ao dono da construção caso ele tenha feito esse muro dentro do lote.

Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisória, se necessário reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcará com todas as despesas, inclusive de conservação, ou com metade, se o vizinho adquirir meação também na parte aumentada. Art.

A única maneira de saber se o muro é seu, é medir o terreno, se o muro estiver dentro da sua cota de medida, é seu. Não importa quem o fez.

Quando executados, os muros devem observar altura máxima de: I. 4,00m (quatro metros), acima do passeio, quando junto ao alinhamento; II. 3,00m (três metros), quando junto às demais divisas, medidos a partir do nível em que se situarem, excetuados os muros de arrimo que terão altura compatível com o desnível de terra.

Os direitos de vizinhança regulam desde frutos e galhos de árvores até o direito de construir e o direito de passagem no imóvel dos vizinhos, e estão previstos nos arts. 1277 a 1313 do Código Civil. A natureza jurídica do direito de vizinhança é de obrigação propter rem, ou seja, de obrigação que acompanha a coisa.

Nos terrenos em declive em relação à testada do lote, os muros de divisa deverão observar os limites estabelecidos no item 1 ou a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, exceto nos casos em que o terreno ou parte do terreno venha a ser aterrado.

Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.

Os muros servem para criar barreiras geográficas e sociais.

O muro é a parede que separa o terreno da sua casa dos vizinhos e da rua. Serve de barreira e também como um mecanismo de privacidade e proteção para sua família.

Conforme preceitua o art. 1.302 do Código Civil de 2002 , o prazo decadencial para o vizinho prejudicado exigir judicialmente o desfazimento da obra é de um ano e um dia após a sua conclusão, situação que afasta a pretensão envolvendo o desfazimento da obra.

Você pode ir ao Juizado Especial de Pequenas Causas e propor ação de obrigação de fazer, para construção do muro.

Medidas rápidas para isolamento acústico
Se for externo, usar cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas ajuda a reduzir a propagação do som. Já se for seu vizinho de baixo o problema, invista em tapetes e espalhe pufes e almofadas pelo chão.

É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho. § 1. As janelas cuja visão não incida sobre a linha divisória, bem como as perpendiculares, não poderão ser abertas a menos de setenta e cinco centímetros.”

A expressão “estar em cima do muro” é usada no Brasil quando queremos dizer que uma pessoa está indecisa sobre o que fazer ou quem apoiar em determinada situação. Ela não sabe se fica de um lado ou de outro. Não sabe se faz algo ou não faz. Enfim, a indecisão é muito grande nessas horas.