Pode usar o jaleco aberto?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais. Escolha um jaleco que seja do seu tamanho, nem grande ou pequeno demais. Use sempre jaleco de manga longa e nunca a suba para ventilação ou conforto. Seu braço estará protegido.

Especificações do jaleco:
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.

O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.

No hospital ou consultório, o recomendado é que você aposte em produções mais sérias, investindo em peças clássicas. Você pode apostar nos vestidos, saias, calças de alfaiataria, pantalonas, blusas e camisas em tecidos mais nobres, para fazer uma composição perfeita com o seu jaleco.

O ideal, para escolher a roupa que irá por baixo do jaleco, é apostar em malhas e algodão sem elastano, pois esses são tecidos que caem naturalmente e, com isso, não causam volume sob o jaleco. Além disso, as cores devem ser mais neutras.

Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.

Se a rotina é corrida, pode apostar em um jaleco com zíper e até mesmo um modelo com caimento mais leve para garantir praticidade e conforto, principalmente nos plantões.

Não carregue o jaleco nas mãos, em cabides, no banco do carro e muito menos vestido no corpo.

O receio das pessoas é de que os jalecos podem levar contaminação externa para o ambiente hospitalar. Entretanto, o risco, de fato, é o contrário”, diz. O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação.

Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Indicado para neurocirurgiões e cardiologistas; - Preto: transmite elegância.

Durante a cerimônia os alunos prestaram juramento ao uso do jaleco e após este momento, os padrinhos são convidados a vestir o jaleco no aluno, que agora entende sua importância diante da profissão.

Conhecidos na medicina como “pijamas hospitalares”, esse EPI (equipamento de proteção individual) tem conquistado cada vez mais a classe odontológica. Isso porque ele não substitui os aventais ou jalecos, mas sim a roupa pessoal usada por baixo do jaleco.

O jaleco deverá ter três bolsos frontais, dois na altura do quadril e um na altura do peito esquerdo, onde será bordado o nome do aluno e, abaixo dele, o nome do curso.

Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.