Pode usar o freio da frente na moto?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 20 de maio de 2023
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- Devo usar o freio dianteiro, o freio traseiro... ou ambos? O equilíbrio no uso conjunto dos freios é crucial para a dinâmica de uma motocicleta. É por isso que a maioria das motos têm controles individuais de freio dianteiro e traseiro. Na maioria das situações devemos utilizar os dois.

O freio dianteiro é responsável por parar a mountain bike e o freio traseiro por reduzir a velocidade, mas também corrigir linhas. Na verdade, o freio dianteiro é muito usado e você deve aprender a usá-lo com muito tato para evitar saídas na frente e igualmente quedas.

Como funciona o freio da moto
Os dois sistemas de frenagem são o da manete direita, que aciona o freio dianteiro, e o do pedal do lado direito, que aciona o traseiro. A exceção a esse caso são as scooters que têm os dois freios acionados por manetes localizados nos guidões.

Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas. Ao solar a embreagem, o motor vai girar e a moto vai perder velocidade. Mas tenha cuidado: não reduza mais de uma marcha por vez.

5ª dica: em descidas fortes e/ou prolongadas, alterne o uso do freio traseiro ao freio-motor. O objetivo é evitar o superaquecimento do freio, o que ocasiona perda de eficiência. Outro recurso de pilotagem que no fora de estrada ganha ainda mais importância é usar o freio traseiro como auxiliar para “fechar as curvas”.

POSSO PISAR NA EMBREAGEM ANTES DO FREIO.
Mito. Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco.

Para não forçar os freios, o motociclista deve sempre manter a mão no acelerador e levar os dedos à manete de frenagem apenas no ato de parada. O mesmo vale para o freio traseiro. O piloto deve deixar o pé no descanso apropriado e pressionar o freio somente quando quiser parar.

Se a sua moto estiver passando por uma derrapagem leve, então a maneira certa de como frear a moto na chuva é não acionar os freios e nem soltar o acelerador: basta aliviar o acelerador até que recupere o controle. Já se a derrapagem for intensa, então solte o acelerador, mas, novamente, não aperte o freio.

Não prejudica os demais componentes do veículo
Atuando como um sistema de auxílio à frenagem, promovendo mais segurança e controle do carro, o uso do freio motor é um grande aliado das peças do seu veículo quando usado corretamente.

Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas: a tambor ou a disco. Por ter produção e manutenção mais acessível, o sistema a tambor é normalmente encontrado em motos mais antigas ou de baixa cilindrada.

A maioria dos automóveis brasileiros possuem o mesmo padrão de frenagem: freio a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Alguns modelos possuem ainda o sistema de freios ABS, um complemento do sistema de frenagem que evita o travamento das rodas ao pisar no pedal.

Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor. No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.

Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão. Colocar a moto no ponto morto, desligá-la e desembarcar da moto pelo lado esquerdo; Entrar pelo lado direito dos cones empurrando a moto.

a reduzir de quarta para segunda o certo não é fazer. gradativamente né E lá na terceira depois na segunda tem que sempre tem coisas que ele dá para você facilitar. que dá para você ficar um pouco mais ágil e você consegue fazer com segurança que é o caso da redução.

Em quebra-molas mais altos, passe com a 1ª marcha, bem devagar, para evitar o impacto ou a raspagem no fundo do carro.

a marcha que as marchas menores elas vão dar mais força na subida tá agora se você tiver em linha reta.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada "queimada da embreagem", fazendo com que o carro não desenvolva, aumente o consumo de combustível e desgaste excessivamente os itens do sistema.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.