Pode usar o celular na faculdade?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Porém, se o aluno estiver usando o celular o professor ou a escola não podem tomar o celular do aluno! Artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolecente, Artigos 136, 146, 163 e 168 do Código Penal e Artigos 927 e 1.634 do Código Civil, Lei 9.394/1996, Lei Estadual de São Paulo 12.730/2007.

Proíbe o uso telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

O uso de celular em salas de aula é proibido em alguns estados em escolas estaduais, quanto ao dizer de escolas municipais e privadas, poderão ser criadas regras para que seja isto proibido, caso não haja esta regra expressamente escrita, os alunos podem utilizar estes aparelhos, pois não há nada que os impeçam.

Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.

Reprovar não é motivo para vergonha
Conheça algumas das mais comuns: Dificuldade em compreender a disciplina; Falta de dedicação; Motivos externos (trabalho, família, problemas pessoais);

Na maioria dos casos, as matérias possuem algumas provas ao longo do tempo e a média total deve ser de, pelo menos, 60% para que o aluno seja reprovado. Notas abaixo desse valor geram a reprovação. Quando o aluno é reprovado na faculdade, a exigência é cursar a disciplina novamente.

A começar pela vestimenta, que não precisa ter um padrão, como é o caso do uniforme da sua escola. Na faculdade, cada um pode se vestir como quiser, de acordo com o seu estilo. Não estranhe se você entrar na sala de aula e encontrar um colega usando terno e gravata e outro com bermuda e chinelo. Isso é bem comum!

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

A resposta é sim, usar o celular em sala de aula vale a pena. Com certeza, a proibição não é o melhor caminho para deixar pais, escola e professores em paz com os dispositivos. A educação para um uso consciente deles, aliás, é responsabilidade de todos.

O constrangimento causado a aluno por professores que o expõem a situação humilhante em sala de aula enseja a responsabilização da escola por danos morais.

Art. Fica proibido o uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aula das escolas de educação básica ou em quaisquer ambientes em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.

Por isso, você deve ficar atento ao entregar um aparelho telefônico para uma criança menor de 12 anos, ainda que a tecnologia ajude a entretê-los. Somente após tal fase é que a pessoa começa a ter autoconfiança e maturidade para entender em que situações o celular é bem-vindo, seja no lar ou na escola.