Pode usar o cartão de uma pessoa falecida?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O uso de cartões de crédito de uma pessoa após o seu falecimento é crime de estelionato e eventuais dívidas contraídas serão cobradas pelas administradoras dos cartões. A identificação da data de uso do cartão, comparada ao dia do falecimento, comprova o uso indevido do meio de pagamento e pode levar ao culpado.

O titular da conta que está vivo pode movimentar a conta normalmente, respeitando a parte do dinheiro que pertence à pessoa falecida. Se o titular vivo não respeitar a parte do falecido poderá ser responsabilizado civil e criminamente. Já sobre a pessoa que morreu.

Dependendo do acordo que está sendo feito entre as partes interessadas, o processo pode levar meses ou anos para ser autorizado. Se passados 15 anos do falecimento e os requisitos para a retirada do dinheiro não forem cumpridos, o valor será passado para o Estado.

Com a certidão de óbito em mãos, é necessário fazer a comunicação da morte ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para que sejam suspensos os benefícios da pessoa falecida. Também é preciso comunicar a Receita Federal e, se for o caso, o banco onde a pessoa tinha conta aberta.

Caso o cidadão e o falecido tenham dinheiro esquecido, as contas de ambos aparecerão na tela. A partir daí, será necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo pagamento, que orientará sobre os documentos necessários e próximos passos para solicitar o recurso.

Nenhuma dívida é quitada apenas com a morte do titular. O que acontece é que algumas dívidas específicas deixam de existir em caso de morte do titular. É o caso dos empréstimos consignados e financiamentos imobiliários.

"Quando o falecido deixa de pagar as contas e não tem bens para quitar, os herdeiros não são obrigados a pagar o débito, ou seja, a conta caduca", afirma.

Ainda assim, cancelar a conta bancária do falecido é uma das burocracias que tem mesmo de tratar. Após um falecimento, este pedido tem de ser feito obrigatoriamente pela família, caso contrário o banco nada faz. Cancelada a conta bancária, deve ser entregue o respetivo dinheiro aos herdeiros, se for o caso.

Neste artigo, vimos que o bloqueio por óbito é um impedimento judicial que condiciona a regularização do automóvel segundo os preceitos da lei, além de permitir que casos de fraudes com o veículo não aconteçam.

Você sabia? Familiares não devem sacar pagamento de segurado falecido — Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Quando a pessoa morre, a aposentadoria é cancelada automaticamente, no entanto o Estado Brasileiro institui, por meio do Direito Previdenciário, o benefício de Pensão por Morte que pode ser solicitado pelos dependentes do segurado.

Acesse a página valoresareceber.bcb.gov.br/ e informe CPF e data de nascimento da pessoa falecida. Transcreva os caracteres que aparecem na figura. Se você tem deficiência visual ou dificuldade de ler os caracteres, clique em "Ouvir os caracteres".

Clientes falecidos
Os herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem acessar o sistema do BC para saber se o falecido tem dinheiro esquecido e pedir o resgate. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Com a Conta gov.br, você acessa diversos serviços públicos digitais, usando um único login e senha. Acesse Valores para Pessoas Falecidas dentro do sistema. Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida. Leia e aceite o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros.

Afinal, será que o falecido paga dívida de cartão de crédito? De acordo com a legislação brasileira, as dívidas de cartão deixadas pela pessoa que morreu são pagas com o espólio dela. Isso significa que as contas não são repassadas a outros membros da família ou herdeiros de quem faleceu.

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida. E, caso um dos herdeiros venha a falecer, seus filhos não poderão partilhar e herdar esses bens que, por sucessão, seriam de seus direitos.

Segundo o advogado Ricardo Chabu Del Sole, especialista na área de Direito de Família, a resposta é clara: não existe herança de dívidas. É o patrimônio do falecido, chamado de espólio, que responderá pelo pagamento das dívidas. Ou seja, o valor que ele estava devendo será descontado dos bens que deixou.

SUGESTÃO DE RESPOSTA: Nesse caso, havendo dependentes legais habilitados, deve ser solicitado o benefício de Pensão por Morte, também pelos canais remotos de atendimento do INSS. E, após a concessão da pensão, o dependente deverá solicitar o serviço “SOLICITAR EMISSÃO DE PAGAMENTO NÃO RECEBIDO”.

Se o proprietário for falecido, necessita ser aberta a sucessão, cabendo ao inventariante requerer serviços relativos à administração e circulação do veículo, até a conclusão do inventário.

Quanto tempo dura um bloqueio judicial? Depois da determinação do juiz, o bloqueio judicial dura um dia inteiro. Portanto, qualquer valor que cair na conta durante esse período será bloqueado.