Pode usar o aranto fresco?

Perguntado por: opimenta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Além disso, as folhas frescas do aranto, também podem causar intoxicação, não sendo recomendado seu consumo. Por isso, o uso do aranto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais.

A "mãe de milhares" pode ser consumida em chá ou suco. Para isso, é necessário separar algumas folhas da planta. No caso do suco, é preciso que a folha esteja verde, enquanto o chá já requer folhas secas.

Como consumir aranto verdadeiro
A forma mais comum de consumir a planta é pelo seu chá, feito a partir de suas folhas quando secas. Porém, não devem ser ingeridos mais de 30 g de aranto por dia pelo risco de efeitos tóxicos no corpo com suas altas dosagens.

Como preparar o chá de aranto? Para o consumo da bebida, o passo a passo é bem simples. Basta colocar 1 colher de chá de folhas secas da planta em uma xícara de água fervente e tampar.

Para fazer o suco de Aranto (aproximadamente 200mL, 1 copo), você pode seguir os passos: Separe um pedaço da folha da planta (do tamanho aproximado de 3 dedos); Misture com 200mL de água; Leve tudo ao liquidificador (ou processador/mixer).

Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas.

“Foi demonstrado que o aranto tem, em sua composição, uma espécie de corticoide. Isso pode sugerir algum tipo de ação no tratamento de leucemias, contribuindo para a remissão da doença”, comenta a nutricionista.

Não por acaso, muitas comunidades tradicionais utilizam essa planta em casos de infecção, inflamação, diarreia ou febre. Além disso, os cientistas também vêm pesquisando o efeito do aranto no tratamento de distúrbios psicológicos e até mesmo no combate ao câncer.

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Anti-inflamatório, analgésico e cicatrizante
O aranto apresenta uma significativa atividade anti-inflamatória, que pode ser aproveitada para tratar tanto processos inflamatórios internos, por exemplo, dores de cabeça e de garganta, quanto externos (na pele), como feridas e úlceras.

A planta é de fácil cultivo e possui propriedade medicinal cicatrizante.

Há inclusive compostos na planta que podem ser tóxicos ao coração, especialmente para indivíduos com alguma doença cardiovascular”, alerta Carvalho.

Primeiramente, pegue os brotinhos existentes ao redor das folhas de um aranto adulto. Em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo para drenagem e encha com terra simples. Logo após, coloque os brotos em cima da terra, sem enterrar. Irrigue, borrifando água cuidando para não encharcar a terra.

Uso medicinal da planta saião
Muito usada pelas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-bacterianas que combatem vários problemas, desde do trato respiratório nos cuidados de bronquites e tosses, até problemas estomacais, como gastrites.

O aranto pode causar intoxicação com o consumo acima de 5 gramas por kg diariamente. Dessa forma, recomenda-se uma dose diária de no máximo 30 gramas da folha seca, pois a ingestão de uma dosagem maior pode causar paralisia e contrações musculares.