Pode usar meia com bota ortopédica?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A meia deve ser a mais confortável possível para a sua situação. Dê preferência para meias de cano alto, pois cobre a região do tornozelo. O tipo de tecido vai depender da época do ano.

Os Benefícios da Bota Imobilizadora
A principal vantagem desse equipamento é a sua facilidade de manuseio. A bota pode ser retirada para tomar banho, fazer sessões de fisioterapia e até mesmo para dormir, caso seja esta uma recomendação do especialista.

Prevenindo o inchaço e as dores: É natural que a circulação sanguínea e linfática diminua na região da perna, tornozelo e pé, em função da restrição de movimento necessária pelo uso da bota. Nestes casos o inchaço/edema pode aparecer e causar dor ou desconforto na região.

Meia de cano curto
Elas são boas para usar com calçados com cano mais alto, como botas e tênis de cano alto e também com sapatênis.

Demora para consolidar entre 6 e 12 semanas. À cada semana vai melhorando. Normalmente liberamos da bota com 6 semanas para usar calçados acolchoados como tênis. No entanto, pode variar de acordo com a localização exata da fratura e grau de desvio.

Bota ortopédica substitui o gesso? Durante o tratamento de lesões e fraturas em geral, a bota ortopédica pode até substituir o gesso. A grande diferença é que o gesso só é retirado no final do tratamento, já a bota pode ser retirada várias vezes pelo paciente.

Existem chances de ter sequelas após fratura do tornozelo? Sim, existe! A fratura do tornozelo pode causar dor crônica, inchaço, infecção (principalmente em pacientes diabéticos e que fumam), artrose e desgaste da articulação, trombose venosa profunda e entre muitos outros problemas.

O tempo de recuperação varia com a lesão, sendo que a maioria dos pacientes começa a andar 45 dias após a fratura. O tempo de recuperação para o trabalho e esportes pode variar de 2 meses a 1 ano.

A Bota Imobilizadora ou robofoot é um produto ortopédico muito utilizado na recuperação de fraturas ou lesões no pé ou tornozelo. A função da bota é imobilizar o local afetado, evitando movimentos e impactos, auxiliando deste modo na recuperação.

Para higienização da Bota Imobilizadora M1, retire as partes móveis (revestimento, fechos aderentes, palmilha e protetor do calcanhar) e lave-as separadamente à mão, utilizando apenas água e sabão neutro. Para limpeza do solado, utilize escova de cerdas e, para a estrutura, utilize um pano umedecido em água.

O gesso tem o objetivo de imobilizar o membro inferior com a fratura, de forma a permitir que o osso consolide na posição correta. Se o gesso tiver colocado de forma correta , não há problema em dormir de lado, o importante é não pisar com a perna afetada.

Durante todo o movimento a muleta acompanha o seu pé e você deve fazer todo o movimento da marcha encostando assim encostando no chão o calcanhar inicialmente, depois a planta do pé e em seguida o dedão. Depois, para completar o movimento, você vai desprendendo o calcanhar, a planta do pé e por último o dedo.

No entanto, além de exercícios, meias de compressão e colocar o membro para cima a noite ajudam a diminuir o inchaço. Por conta de existir uma cicatriz e um processo inflamatório crônico no edema, remédios anti-inflamatórios podem ser utilizados.

O ser humano protege os pés desde o começo da civilização. No início, com sapatos simples, feitos de couro. As meias que cobrem o pé inteiro vieram depois, no século 10 a.C. Já os modelos que separam o dedão do pé vieram do Egito, entre 300 a 500 a.C., e eram feitos para usar com sandálias.

2# COMBINANDO A MEIA COM O SAPATO
Então se você usar uma meia e sapato de cor igual, isso por tabela vai combinar com a sua calça também. Sendo assim, não tem problema usar meia preta com sapato preto, ou marrom com marrom. Você não estará cometendo um deslize.

Uma das regras é: sapatos pretos SEMPRE pedem meias pretas. Lembre-se! A meia branca esportiva é usada apenas com tênis, jamais com sapato social ou com mocassim / loafer. Nesse caso, as meias devem seguir o tom dos sapatos.

"A melhor opção é sempre usar com sapatos da mesma cor para alongar a silhueta", ela aconselha. Essas meias são as mesmas usadas por colegiais, por isso, tome cuidado com saias plisadas ou rodadas, caso não queira parecer uma. Além disso, quem tem a panturrilha muito grossa, deve evitar esse modelo.

Conhecida também como sock boots ou skinny boots, a característica principal é a sua real aparência de meia, já que é feita de um único tecido do bico ao cano, que tem uma grande elasticidade se ajustando totalmente às pernas, aumentando ainda mais o seu efeito principal.