Pode usar luz quente na cozinha?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quando estamos falando de iluminação para a cozinha, é possível utilizar tanto a luz quente quanto a luz fria. A luz quente tem uma tonalidade mais amarelada e possui menos lúmens quando comparada à luz fria.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

Para acertar na iluminação e garantir a segurança na cozinha, a luz pode ser neutra e difusa, nesse caso placas de LED com bom fluxo luminoso são boas opções e iluminam bem o espaço de forma geral.

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

  1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa. É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. ...
  2. Opte por vários pontos de luz. ...
  3. Não se esqueça da luz natural. ...
  4. Lâmpadas certas nos locais certos.

4 dicas práticas para iluminação de cozinha

  1. 1- Escolha mais de uma fonte de luz.
  2. 2- Utilize spots de embutir.
  3. 3- Aposte em pendentes.
  4. 4- Aproveite as fitas de LED.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Nesse sentido, tons mais quentes ajudam a aumentar a sensação de conforto e relaxamento, enquanto os mais frios são úteis para melhorar a concentração.

Normalmente utiliza-se em: Áreas sociais e dormitórios – branco quente – ambientes de relaxamento. Área de serviço, cozinha, banheiros, sala de estudos – branco frio – induzindo à atividade.

UNIDADE DE MEDIDA DA TEMPERATURA DE COR
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

Luz quente e fria no mesmo ambiente
Muitas vezes é necessário criar ambientes que sejam mais versáteis, que você possa trabalhar nele, mas ao mesmo tempo tirar um tempo para relaxar e descansar. A melhor opção para fazer isso é mesclar a luz quente e fria no mesmo ambiente.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

Se você está procurando uma luminária para iluminar uma cozinha industrial, a LED hermética é a melhor opção! A luminária hermética é indicada para ambientes onde a condição do ar exige uma iluminação mais robusta e segura.

Previsão de Cargas de Iluminação
Em cômodos com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga de no mínimo 100VA. Em cômodos com área superior a 6m², deve ser acrescido 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.

O ideal é utilizar um ponto de luz principal, que normalmente, fica localizado no centro da cozinha e é responsável por iluminar todo o ambiente de maneira uniforme. Você também pode adotar fontes complementares, que devem ser instaladas em pontos estratégicos do cômodo.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.

Use pontos de luz direta
Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes. Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles.

Já na cozinha, recomenda-se instalar uma um plafon liso, o que facilita na hora da limpeza, afinal, nesses ambientes são comuns umidade e acúmulo de gordura. Nesse caso, opte por produtos fabricados com materiais que não oxidam, como PVC, alumínio e aço. Além disso, é recomendado utilizar plafon com luz direta.

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

O branco quente
É conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz, como é o caso das lâmpadas incandescentes. O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.