Pode usar losartana e hidroclorotiazida juntos?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo (hipertrofia do ventrículo esquerdo), a losartana, frequentemente em combinação com a hidroclorotiazida, reduz o risco de derrame (acidente vascular cerebral) e de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e ajuda os pacientes a viverem mais.

Pressão alta em adultos: a dose inicial pode ser de 50 a 100 mg por dia, de maneira isolada ou junto a outro anti-hipertensivo (existem versões que combinam remédios num mesmo comprimido). A hidroclorotiazida deve ser ingerida preferencialmente pela manhã.

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta. Embora seu médico possa lhe dizer se o medicamento está agindo por meio da medida da sua pressão arterial, provavelmente você não notará diferenças ao tomar losartana potássica + hidroclorotiazida.

A angiotensina II normalmente estreita os vasos sanguíneos. O ingrediente losartana deste medicamento faz com que os vasos relaxem. O ingrediente hidroclorotiazida de Losartana Potássica + Hidroclorotiazida faz com que os rins eliminem mais sal e água. Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta.

A medicação pode ser encontrada na forma de comprimidos revestidos, que terão as seguintes apresentações: 25mg, 50mg e 100mg. A dose máxima diária é de 100mg/dia, e o remédio já começa a fazer efeito de 1 a 4 horas depois de seu consumo.

Em geral, losartana potássica + hidroclorotiazida age igualmente bem e é igualmente bem tolerado pela maioria dos pacientes adultos mais jovens e mais idosos. A maioria dos pacientes mais idosos requer a mesma dose que os pacientes mais jovens.

Indicações do medicamento hidroclorotiazida
Este medicamento é destinado ao tratamento da pressão alta, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos (medicamentos que tratam a pressão alta).

Em pacientes tratados com diuréticos, recomenda-se iniciar com dose de 50 mg de Losartana. A dose inicial para pacientes com insuficiência cardíaca é de 12,5mg uma vez ao dia.

Desde que não seja diurético ( Furosemida, Hidroclorotiazida, clortalidona, indapamida entre outros), alguns estudos já mostraram melhor controle da pressão quando o paciente toma a medicação à noite, antes de dormir.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Pressão Alta: a dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas. A dose usual de losartana potássica para pacientes com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo é de 50 mg uma vez ao dia.

Diuréticos poupadores de potássio
Na prática médica, o diurético poupador de potássio mais utilizado é a espironolactona, também conhecida pelo seu nome comercial Aldactone. A dose habitual da espironolactona para hipertensão arterial é de 25 mg a 50 mg por dia em dose única diária.

Um diurético tiazídico ou do tipo tiazida (como a clortalidona ou indapamida) pode ser o primeiro medicamento administrado para tratar a hipertensão arterial. Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem).

Não dependa de diuréticos e não evite o consumo de água para resolver a retenção, pois ambas as estratégias tendem a piorar este problema, e não a melhorar. Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020.

As reações adversas mais comuns com o uso de Hidroclorotiazida são:

  • Tontura;
  • Dor próximo do estômago;
  • Vômito;
  • Calafrios;
  • Náuseas;
  • Sangramentos.