Pode usar lente depois que secou?

Perguntado por: ecaetano3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

As lentes secas podem estar danificadas, portanto, não tente reidratá-las e reutilizá-las. É melhor jogá-las fora e colocar um novo par de lentes de contato. As lentes gás permeável também devem ser armazenadas durante a noite em uma solução adequada para cuidados com as lentes de contato e desinfecção.

Apesar de ser rigoroso, só deve armazenar as suas lentes num dos tipos de líquidos indicados para o tipo específico de lente que usa, em caso de problemas reais pode usar soro fisiológico, estéril, claro.

Devem ser descartadas 30 dias pós terem sido abertas. Durante esse tempo, devem ser armazenadas em caixas de lente de contato e limpas com produtos específicos de lente de contato. Uso anual – apesar de menos difundidas, existem lentes de descarte anual. Podem ser gelatinosas ou rígidas.

Se você tem problemas de olhos secos, é indicado o uso de uma solução lubrificante, como gotas umidificantes, ou produtos específicos para uso com lentes de contato gelatinosas, recomendados pelo oftalmologista. Caso o contrário, sofrerá com o ressecamento, o que pode atrapalhar o movimento da lente sobre o seu olho.

A oftalmologista Marcela Ferraz, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante do grupo Vision One, aponta os perigos de cair no sono com as lentes. "Não se deve dormir de maneira alguma com a lente, nem mesmo cochilar.

O uso de lentes de contato requer atenção à higiene. Não coloque as lentes diretamente no estojo após retirá-las dos olhos.

Não é recomendado usar soro fisiológico ou água —seja da torneira ou de filtro — porque ambos oferecem riscos à saúde dos olhos. Os líquidos não têm a ação antisséptica das soluções próprias para as lentes de contato, o que propícia a formação de reservatórios de bactérias e possibilita o aparecimento de fungos.

8 horas

Uma lente de contato pode ser usada sem problemas, com boa higiene e cuidado, até 8 horas ao dia (podendo esse período se estender até 12 horas ao dia na maioria dos casos).

Guardar as lentes na água Godinho afirma que as lentes de contato nunca devem ser guardadas em água, nem higienizadas com ela. “Pode ocorrer contaminação por uma ameba ou protozoário, por exemplo, e levar a uma infeção seríssima, com dor intensa nos olhos”. Em casos emergenciais, o melhor mesmo é usar soro fisiológico.

O líquido do estojo em que a lente de contato fica repousando durante à noite deve ser descartado e trocado diariamente – nunca reaproveitado; Sempre higienize adequadamente as mãos antes de colocar ou tirar as lentes de contato.

O motivo é muito simples: a água pode conter muitas ameaças microscópicas, ampliando as chances de contaminar suas lentes de contato e originar muitos problemas bastante sérios.

7 sinais de óculos vencidos

  1. Piscar com frequência. ...
  2. Visão turva. ...
  3. Dores de cabeça. ...
  4. Tontura. ...
  5. Dificuldade para ler. ...
  6. Dificuldade para enxergar de perto ou de longe. ...
  7. Lentes arranhadas.

Quando você dorme com as lentes, impede que a córnea retire o oxigênio dos vasos, provocando hipóxia (baixo teor de oxigênio no tecido). A hipóxia da córnea leva a edema (inchaço), dor, baixa visão, desconforto e impede que continue usando as lentes. Assim, não é recomendado dormir com as lentes.

Quando você não estiver usando suas lentes de contato, deve armazená-las em um estojo próprio, sempre com uma solução multi-uso adequada que além de limpar, irá conservar as suas lentes de contato de maneira segura.

Não fique nervoso. Colocar e tirar suas lentes de contato é mais fácil do que você imagina. Pode levar alguns dias para seus olhos se acostumarem à sensação de usar lentes. Se você está se sentindo incomodado, não force o uso e dê um tempo aos seus olhos, para que eles fiquem confortáveis.

Qualquer colírio que possua medicamento NÃO DEVE ser usado nas lentes de contato, pois podem danificá-la.