Pode usar jaleco preto?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Especificações do jaleco:
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.

O jaleco é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde como: médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos etc. Portanto seu uso no ambiente de trabalho desses profissionais é obrigatório.

Porém nos centros cirúrgicos médicos, anestesistas e auxiliares sempre usam o Pijama Cirúrgico Azul ou verde, tudo isso por uma questão de extremo oposto em relação às cores. Na “roda das cores” o azul e verde estão no extremo oposto do vermelho, que é a cor do sangue humano.

Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.

Para os médicos, existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina de que os jalecos tragam bordado o nome do profissional, junto com termo “médico”, usado assim mesmo, em letras maiúsculas, sendo que essa inscrição também pode ser da especialidade médica do profissional.

De acordo com a Resolução nº 2.069/2014, que tem como objetivo principal tornar mais clara à população a formação acadêmica dos profissionais que atuam na área da Saúde, os graduados em Medicina — e somente eles — deverão grafar no jaleco, antes do seu nome, o termo “médico” em letras maiúsculas.

A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.

O objetivo era ajustar o jaleco ao corpo não deixando que o tecido solto atrapalhasse os procedimentos quando o médico se inclinasse. Com a popularização do uso do jaleco em várias profissões, a peça foi simplificada para ficar mais acessível.

O ideal, para escolher a roupa que irá por baixo do jaleco, é apostar em malhas e algodão sem elastano, pois esses são tecidos que caem naturalmente e, com isso, não causam volume sob o jaleco. Além disso, as cores devem ser mais neutras.

Os jalecos devem ser abotoados completamente para proteger sua roupa e corpo de respingos de reagentes, sangue ou outros fluidos corporais.

O recomendado é que você tenha várias, uma para cada dia de trabalho para que não seja preciso reutilizar a do dia anterior sem a devida higienização. O número de peças será ainda maior se você trabalha em múltiplos lugares ao longo da semana, como postos de saúde, clínicas, ambulatórios, hospitais etc.

Você pode apostar nos vestidos, saias, calças de alfaiataria, pantalonas, blusas e camisas em tecidos mais nobres, para fazer uma composição perfeita com o seu jaleco. Quando você está de jaleco, uma das peças que mais vão chamar a atenção são seus sapatos, por isso também é importante se atentar na escolha deles.

Como transportar o jaleco? O jaleco deve ser transportado em saco plástico, sem contato com objetos de uso pessoal ou mesmo de alimentos. Na hora de retirá-lo, retire sempre pelo avesso, guardando-o em saco plástico e pelo avesso. Não permita o contato com objetos e alimentos.

As vantagens do uso do jaleco
Além disso, ele oferece uma proteção contra os riscos de contaminação por poeira, fungos, fluídos e secreções corporais externas, assim como o próprio coronavírus, tanto para o professor quando para o aluno, ao formar uma barreira que diminui o contato físico entre ambos.

O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.

O branco sem dúvida é a cor mais utilizada em uniformes, principalmente quando a padronagem das roupas é feita por meio de camisetas. O banco é a cor que remete à segurança, conservador e se adequa a qualquer necessidade e público.