Pode usar gelo nas varizes?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O gelo não tem efeito algum. Caso sejam pequenas, as varizes podem ser tratadas com injeções. Se forem de grande porte, apenas a cirurgia resolve. Tendo atividade física de rotina.

As compressas frias, geladas ou com gelo geram o efeito de diminuição da circulação sanguínea, gerando a sensação de amortecimento na região lesionada após 5 minutos de uso. Por meio dela, diminuímos inchaços e inflamações, ou seja, evitamos o acúmulo de líquidos.

O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados.

Se realizados com as pernas elevadas, ajuda ainda mais. Pode-se ainda aplicar óleos essenciais ou loções, como extrato de aloe vera, hamamélis, centelha asiática, castanha da Índia, calêndula, entre outros que ajudam a ativar a circulação.

4) Massagem pode curar varizes? Massagem pode ajudar a melhorar o inchaço e desconforto, porém não irá tratar as varizes. Após as sessões de massagem, elas continuarão lá.

Hirudoid® é indicado no tratamento auxiliar de varizes e para sensação de peso nas pernas, mas não as elimina ou prevenir seu aparecimento.

Geralmente, o Remédio para Varizes ajuda a diminuir os sintomas causados pela doença, tais como inchaço, dor e, nos casos mais graves, a formação de úlceras nas pernas. Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento.

Vale lembrar que a bolsa de gelo deve ser usada no local lesionado por cerca de 10 a 15 minutos, 3-4 vezes ao dia e deve ser envolvida por uma toalha ou pano antes de entrar em contato com a pele.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura.

Confira as três melhores atividades que proporcionam esse benefício:

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.

“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Uma raiz indicada para o tratamento das varizes é o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local. Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

Varizes inflamadas: sintomas mais comuns
Em geral, o quadro típico da varize inflamada é dor, inchaço, vermelhidão, região mais quente e um cordão endurecido muito doloroso à palpação, sendo este último a varize inflamada.

Outra regra importante é andar muito e ficar em pé o mínimo de tempo possível. Esportes como ciclismo, caminhada nórdica e corrida leve também são bons para as veias e para a bomba muscular. Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

Mas quando elas passam a ser preocupantes além da estética? Segundo o médico Pedro Pablo Komlós, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), deve-se ter mais atenção quando as veias apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente.