Pode usar fone para dormir?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Usar fone de ouvido para dormir pode trazer alguns benefícios. Modelos com cancelamento de ruído podem ajudar a bloquear sons externos e preparar o cérebro para uma boa noite de sono, e são especialmente indicados para quem sofre com insônia.

Outro ponto fundamental é não dormir com os fones de ouvido, por causa do tempo de exposição ao som e porque esse hábito pode danificar o aparelho e diminuir a funcionalidade dele em longo prazo.

Tempo: especialistas indicam que o tempo máximo diário permitido para o uso de fones de ouvido é 4h, e nesse período é necessário o intervalo de 1h após 2h de uso ininterrupto. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS o ideal é usar fones de ouvido no máximo 1h por dia.

Com um bloqueio efetivo dos sons do ambiente, o usuário é levado a aumentar menos o volume. Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído.

“Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos.

A grande recomendação dos cientistas é optar por músicas calmas e tranquilas antes de dormir, pois elas podem contribuir para um sono leve. No entanto, evite sons agitados como rock, funk e eletrônica, visto que transmitem uma sensação de euforia e agito, o que pode atrapalhar o sono.

Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

A atenção deve ser redobrada, mantendo o som em baixa intensidade. Use os fones nas duas orelhas em intensidade baixa. Utilizar um fone só faz com que você coloque o volume ainda mais alto. Faça pausas para descanso dos seus ouvidos.

Os AirPods Pro e AirPods (3ª geração) não foram desenvolvidos para uso em esportes aquáticos, como natação, nem para tomar banho. Após exercícios, transpiração pesada ou respingos de água e antes de colocar os AirPods Pro ou AirPods (3ª geração) no estojo de recarga, limpe-os com um pano macio, seco e sem fiapos.

Além disso, com o tempo, o usuário perde algumas funções auditivas, como a localização, discriminação e estereofonia. Portanto, nada de usar os fones apenas de um lado.

Cuidado com os fones intra-auriculares
Por isso é bom reduzir o volume e dar um descanso às orelhas. “Não faz bem usar esse tipo de fone por muitas horas seguidas. O descanso é sempre bom para os dutos auditivos respirarem”, explica Maria da Glória.

Experimente desligar a TV ou tirar o fone do ouvido ao fazer suas refeições. Segundo cientistas da Universidade do Estado do Colorado, escutar a própria mastigação é uma forma de aumentar a consciência sobre o que você leva para dentro do estômago e diminuir a quantidade de comida consumida.

6 exercícios para melhorar a audição que você precisa conhecer

  1. Pratique o reconhecimento de sons. ...
  2. Trabalhe o seu foco em lugares ruidosos. ...
  3. Melhore a sua audição com atividade física. ...
  4. Tenha cuidado com os fones de ouvido. ...
  5. Insira alimentos ricos na sua dieta. ...
  6. Cuide do seu canal auditivo.

Depois de oito horas exposto a um ruído de 85 dB, o ideal é que haja um descanso auditivo de no mínimo 14 horas para que os ouvidos possam se recuperar. Outra dica é evitar o uso de fones de ouvido, não introduzir objetos ou hastes de algodão dentro do canal auditivo e não usar remédios sem prescrição médica.

A pesquisa da perda auditiva nos adultos é bastante simples e pode ser realizada através de um exame chamado audiometria tonal e audiometria vocal. Neste exame, o paciente é colocado dentro de uma cabine com isolamento acústico usando um fone de ouvido.

Sua avó estava certa: tomar um leitinho antes de se deitar pode realmente ajudar você a dormir melhor. A bebida contém triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina e melatonina, que são fundamentais na regulação do sono.

Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.