Pode usar farol de milha e farol normal juntos?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sim, é possível instalar os dois de acordo com as regras do Código Brasileiro de Trânsito. O farol de milha e o farol normal funcionam de forma complementar, iluminando a via para dar mais segurança ao motorista na hora de encarar uma pista escura, por exemplo.

Cores das Lâmpadas Permitidas em 2023
Farol de longo alcance: branca; Farol de luz baixa: branca; Farol de neblina dianteiro: branca ou amarela; Farol de rodagem diurna: branca.

Não mais. Se estivéssemos em 2020, daria para dizer que o “farol de LED é permitido”, porém desde 2021 entrou em vigor uma lei que proíbe a troca de lâmpadas halógenas originais por lâmpadas de LED.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

O ideal é utilizar o farol baixo, pois o facho de luz dele chega mais rapidamente no asfalto e sofre, portanto, menos interferência da própria neblina, iluminando melhor o trecho à frente. Se o carro tiver faróis de neblina, tanto melhor, é hora de acioná-los, e também o traseiro.

Conclusão. Realizar a alteração dos faróis dos carros para outro modelo diferente do que foi fabricado, não é mais permitido conforme a lei implementada em 2017 e em vigor desde 2021.

A resposta é sim. Afinal, você estará infringido o artigo 230 (paragrafo XIII) do Código de Trânsito Brasileiro. Ele diz que ao “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”, o motorista está cometendo um infração grave. No caso, ele terá que pagar uma multa de R$ 195,23.

Já foi comprovado que isso pode sim provocar diversos acidentes. Contudo, quanto ao fato de ser do tipo branca, a legislação diz que as iluminações de farol precisam ser brancas. A questão é que a tonalidade “branca” das lâmpadas que são mais antigas, na verdade é amarela.

Adaptar faróis de LED em veículos que não possuem esse sistema originalmente de fábrica é uma modificação não permitida pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Como legalizar o farol LED? Como já foi dito, atualmente não é mais possível legalizar o farol de LED ou fazer alterações no sistema de iluminação do automóvel, pois conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos que não vieram com esse sistema de fábrica estão proibidos de fazer a modificação.

Perguntar frequentes sobre farol xenon
Não, desde 2021 é proibido customizar os faróis com luzes que não sejam de fábrica. Lâmpada xenon é permitida? Não, é considerada infração grave e o condutor que não seguir a regra estará sujeito a 5 pontos na carteira e multa de R$195,23.

Misturar a luz branca e amarela não somente é possível, mas também recomendável nesses casos. Dessa forma, vale a pena colocar a luz amarela no teto para iluminar mais o espaço e ter pequenos focos de luz branca em locais específicos que demandam mais atenção, nitidez e foco.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

De acordo com a Resolução 227 do Contran, a cor da luz emitida pelo farol deve ser branca, por isso faróis azuis ou amarelos não são permitidos. Muitos acham que os faróis de longo alcance, também conhecido como faróis de milha, têm o uso proibido. Não é verdade.

No caso do farol de milha, o nome remete a uma milha de distância (1,6 km). Na prática, ele costuma ficar entre 200 e 400 metros de alcance, ao passo que o farol alto comum costuma atingir no máximo 100 metros.