Pode usar farda militar na rua?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Para responder o questionamento buscamos a resposta junto às leis brasileiras e o resultado foi categórico: é proibido o uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por aqueles que não tiverem o direito de usá-la.

( CPM , art. 172 ). Invergar peças de padrão "camuflado" e usar coturno, todos destituídos das características essenciais para iludir terceiros, não configura crime de Uso Indevido de Uniforme Militar.

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses. Objetividade jurídica: o bem jurídico tutelado *é a autoridade militar*, que pode ser lesada diante do engodo criado pelo uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia.

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Art. 102 O uso indébito do uniforme é crime, ficando o transgressor sujeito às penas correspondentes.

Relevância é tudo: Exército autoriza uso de guarda-chuva para militares fardados.

Caso esteja em serviço e fardado, poderá (deverá) portar a arma ostensivamente, já que esta fica no coldre para que possa ser feito o saque imediato da arma, caso seja necessário, além de se dar visibilidade. É certo que as universidades gozam de autonomia (art.

Mas quando incorporam, recebem o enxoval", explicou a Seção de Imprensa da instituição. Segundo o Estatuto dos Militares, sancionado em dezembro de 1980, é dever das três Forças Armadas garantir o fardamento completo aos militares da ativa, desde que sejam de uma graduação inferior a terceiro-sargento.

Luis Matos há 15 anos. O uso do uniforme é uma prerrogativa do militar. Ele pode usá-lo em qualquer tempo. O seu procedimento enquanto fardado, se for contra o decoro militar, ele poderá estar cometendo uma transgressão disciplinar, passivel de punição.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou proposta que insere o porte de arma entre os direitos de praças das Forças Armadas – suboficial, subtenente, sargento, cabo, soldado ou marinheiro – que adquiriram estabilidade aos dez anos de efetivo serviço.

No período de caserna, eles são expostos às atividades que simulam uma possível guerra, onde passam por acampamentos, realizam treinamento de tiro prático e atividades de salvamentos. A rotina dos recrutas, em especial da Força Aérea Brasileira, são exaustivas tanto físicas como psicologicamente.

Torna o ambiente mais formal e organizado
O uniforme facilita a identificação do funcionário e gera um sentimento de pertencimento à equipe, promovendo uma maior integração e igualdade. A vestimenta padrão também pode garantir a segurança do trabalho, dependendo da profissão.

Degradê O corte degradê é uma tendência que parece permanecer por muitos anos, afinal, ressurgiu em meados do ano passado com diversas versões e continua com toda a força no visual masculino. Ele pode ser inserido em diversos cortes de cabelo, principalmente o militar.

O Comando da Polícia Militar de São Paulo adotou a boina cinza como parte do uniforme oficial de toda a tropa. Antes da mudança, o equipamento era de uso restrito, permitido apenas para integrantes de unidades consideradas de elite.

Veja o que diz o Art. 456-A, incluído em 2017 nas leis de trabalho: “Cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.”

172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena – detenção, até seis meses.

Para responder essa pergunta, buscamos a resposta junto às leis de nosso país, e o que encontramos foi definitivo: REALMENTE NÃO PODE!

Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. 18 O brasileiro pode escolher em qual Força Armada quer prestar o Serviço Militar? Durante a Seleção Geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea.

Segundo ele, os jovens devem vir vestidos com calça, sapato fechado, camisa ou camiseta. “Todos os anos, muitos jovens são impedidos de participar do juramento, por conta da roupa. É proibido vir de shorts, chinelos, camiseta regata ou de time.

Dispõe sobre a proibição da venda de fardas e qualquer tipo de vestuário, bem como distintivos e acessórios das polícias federal, civil e militar e das Forças Armadas, em estabelecimentos comerciais do Estado e dá outras providências.