Pode usar farda fora do quartel?

Perguntado por: ecoutinho6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Luis Matos há 15 anos. O uso do uniforme é uma prerrogativa do militar. Ele pode usá-lo em qualquer tempo. O seu procedimento enquanto fardado, se for contra o decoro militar, ele poderá estar cometendo uma transgressão disciplinar, passivel de punição.

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Sim! O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Relevância é tudo: Exército autoriza uso de guarda-chuva para militares fardados.

Art. 102 O uso indébito do uniforme é crime, ficando o transgressor sujeito às penas correspondentes.

Torna o ambiente mais formal e organizado
O uniforme facilita a identificação do funcionário e gera um sentimento de pertencimento à equipe, promovendo uma maior integração e igualdade. A vestimenta padrão também pode garantir a segurança do trabalho, dependendo da profissão.

Caso esteja em serviço e fardado, poderá (deverá) portar a arma ostensivamente, já que esta fica no coldre para que possa ser feito o saque imediato da arma, caso seja necessário, além de se dar visibilidade. É certo que as universidades gozam de autonomia (art.

RECOMENDAÇÕES: 1 - Comparecer com roupa adequada: calça/abrigo, camiseta meia manga e calçado fechado.

Obrigatoriedade de uso
De fato, o uso do uniforme no ambiente de trabalho é uma prática adotada por várias empresas. A obrigatoriedade do seu uso pelo empregado encontra-se prevista no artigo 456-A da CLT que garante ao empregador a possibilidade de definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral.

Em situações operacionais, a farda tem a função de camuflar e proteger o militar. Deixar os militares menos visíveis e expostos é uma preocupação que ganhou muita força na 2ª Guerra Mundial.

Detalhes da convocação, como dia e horário, podem ser conferidos no site www.alistamento.eb.mil.br. O inscrito deve se apresentar de camisa, camiseta e calça comprida. Não é permitido piercing, boné e brincos. Também é necessário portar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e RG.

ALISTAMENTO MILITAR
Trazendo junto um comprovante de residência,duas fotos 3x4 recentes, sem data, sem estar usando boné, óculos escuros, brincos ou piercing, camiseta de time de futebol ou camiseta regata. Deve portar, também, certidão de nascimento original em bom estado de conservação.

( CPM , art. 172 ). Invergar peças de padrão "camuflado" e usar coturno, todos destituídos das características essenciais para iludir terceiros, não configura crime de Uso Indevido de Uniforme Militar.