Pode usar esterco fresco?

Perguntado por: gandrade . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quanto ao esterco fresco, ele também tem uso, mas sempre muito, muito diluído. Denitiro Watanabe, o papa das orquídeas no Brasil, recomenda o uso de esterco de cavalo fresco que "não tenha tomado chuva, caso contrário os nutrientes terão sido lavados pela água".

Como usar esterco fresco para adubação
Ele não explica as quantidades, mas recomenda que se coloque o esterco de cavalo para secar ao sol "até que comece a esfarelar", quando então deve ser dividido em baldes com água e deixado curtir por uns dois ou três dias até "que a água fique com uma coloração de chá".

Com a ajuda do clima e das técnicas corretas para fazer composto orgânico, em um mês, o esterco de gado está curtido. Isso acontece quando ele não apresenta cheiro característico nem umidade em excesso.

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.

PORQUE USAR O ESTERCO BOVINO? O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura.

O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra. É conveniente que esta adubação seja feita de 25 a 30 dias antes do plantio.

- O adubo demorará de 3 a 6 meses para ficar pronto, variando por interferência do clima e do local de produção. - Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”.

A adubação orgânica pode ser feita com esterco curtido. O recomendado é colocar de 15 a 20 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha por metro quadrado de canteiro. O esterco deve ser bem incorporado à terra.

Quando misturamos esterco fresco à terra observamos que ela esquenta e que as plantas não vão muito bem. Dá uma “febre na terra”, como dizem alguns agricultores. Isso acontece devido à ação dos microrganismos que estão se alimentando do esterco.

Ainda segundo a revisão dos mesmos autores, o valor em nutrientes de esterco bovino fresco seria: 1,5 % de nitrogênio, 1,4 % de P2O5, 1,5 % de K2O e 15 % de matéria seca.

A porcentagem da composição dos excrementos sólidos de uma vaca é igual a 83,2% de água, 14% de matéria orgânica, 0,3% de nitrogênio, 0,17% de fósforo, 0,1% de potássio e 0,1% de cálcio. A 50% de umidade, a relação Carbono (massa) /Nitrogênio (massa) média do esterco de gado é de aproximadamente 12.

Armazenar esterco é essencialmente empilhar o esterco sólido de gado ou cama de cavalo em um local conveniente. É um método aceitável para armazenar esterco nas fazendas. A localização da pilha deve ser compactada e vedada para evitar que os nutrientes do esterco penetrem no perfil do solo.

O esterco de qualquer animal pode ser utilizado como fonte de matéria orgânica para o solo, desde que esteja decomposto para utilização. Os estercos são usados principalmente no cultivo de hortaliças, para melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

A água misturada com urina e com o próprio esterco cria o chorume. E é aí que começam os problemas. Se o chorume que sai do curral vai direto para o ambiente, pode contaminar o solo e, especialmente, a água. Esterco é matéria orgânica que, na água, rouba o oxigênio dela para sua decomposição.