Pode usar embreagem na prova de moto?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Durante a prova prática do Detran, que avalia os candidatos à habilitação para conduzir veículos de 4 ou mais rodas, o controle de embreagem é uma das manobras exigidas que podem reprovar o aluno.

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige.

Infração de Trânsito x Falta em Exame de Direção
Essa relação de faltas é atualmente prevista na Resolução 789/20 do Contran, onde o uso da viseira de forma inadequada (levantada) é assinalada como ELIMINATÓRIA, ou seja, se o candidato cometer tal falha, será reprovado imediatamente. Contran, Res. 789/20, art. 20.

Não conseguir manter o equilíbrio na prancha e sair lateralmente dela; Provocar um acidente durante a realização do exame; Colocar os pés no chão com a moto em movimento; Cometer qualquer infração de trânsito que seja de natureza gravíssima.

Acione a embreagem para reduzir a velocidade.
A embreagem é o controle que fica no guidão esquerdo da moto. Acione-a quando você começar a desacelerar para reduzir a marcha aos poucos. Embora a embreagem ajude a reduzir a velocidade da moto, ela não ativa as luzes de freio.

Segundo o especialista, estas são as velocidades para a troca de marcha dentro da cidade:

  1. marcha: ao atingir 20 km/h;
  2. marcha: entre 30 e 35 km/h;
  3. marcha: entre 45 e 50 km/h; e.
  4. marcha: em 60 km/h.

Usar a alavanca o mínimo possível, apenas o necessário para trocas de marcha ou sair da imobilidade. É justamente no momento da transição entre moto parada/moto em movimento que o maior desgaste da embreagem acontece. Portanto, quanto menor for o tempo desta transição e a rotação do motor, menor será o desgaste.

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH.

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Ela vai durar menos do que deveria. Um erro comum de muitos motociclistas é maltratar a embreagem. Além de desgastar de modo prematuro o componente, isso aumenta o consumo de combustível, reduz o desempenho e faz o motor durar menos. A embreagem administra a força enviada à roda pelo motor.

O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm. Nesse ponto, o carro vai começar a andar e, como você soltará o pedal de forma suave, o sistema não ficará sobrecarregado.

O exame em si dura aproximadamente 1 hora. O resultado é liberado em aproximadamente 30 minutos após o término do exame. *IMPORTANTE: Para o exame médico e psicotécnico não é necessário treinamento preparatório.

Candidatos de serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame prático de direção veicular realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E).

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

O órgão explica que a prova não pode ser feita na chuva, devido a algumas normas do Código Brasileiro de Trânsito.

Se avançar sobre o meio fio é considerado “ficar com a roda em cima da guia”, e a mesma expressão é empregada em relação ao balizamento, também há lugar para a interpretação de que encostar no protótipo, haste ou cone não constituiria falta eliminatória, mas sim, ficar com alguma parte do veículo em cima deles.

Diante de curvas
O ato de frear também demanda tração do pneu, assim como mudar a direção da moto. Por isso, não é recomendado frear nas curvas, pois a moto pode perder o equilíbrio. Assim, se possível, endireite a motocicleta antes de frear numa curva, evitando cair da moto e também bater nos carros ao redor.

Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas. Ao solar a embreagem, o motor vai girar e a moto vai perder velocidade. Mas tenha cuidado: não reduza mais de uma marcha por vez.

Na maioria das situações devemos utilizar os dois. - Existe uma ordem certa para acioná-los? Quando quiser frear em uma menor distância possível, primeiro pare de acelerar o motor. Use o freio trazeiro para iniciar a frenagem da moto, após utilize o dianteiro para a moto parar de vez.