Pode usar e duas vezes na mesma frase?
A conjunção e pode ser repetida numa frase? Em que casos? Obrigado. A repetição da conjunção e numa mesma frase é possível, não constitui erro e pode ficar a dever-se a intenções de natureza estilística.
É e como usar?
A conjunção "e" serve para unir, por exemplo, dois termos equivalentes. Exemplo: "Nossa realidade social é precária e nefasta". É, pois, classificada em CONJUNÇÃO ADITIVA (exprime adição, soma). Por outro lado, a conjunção "ou" é classificada em CONJUNÇÃO ALTERNATIVA (exprime alternância ou exclusão).
O que é repetição e exemplos?
É quando uma palavra ou conjunto de palavras do final de uma frase ou oração repetem-se no inicio da seguinte frase ou oração e assim sucessivamente: Amar é sonhar, sonhar é viver, viver é curtir, curtir é amar.
Pode usar a vírgula antes do e?
A vírgula antes da conjunção e só tem vez se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.
Faz 3 dias ou há 3 dias?
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
O que é anáfora é um exemplo?
No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.
O que significa 2 vezes mais?
Em Matemática, quando dizemos "duas vezes maior", é o mesmo que dizer "o dobro". Ou seja, seria o equivalente a somar duas vezes o valor de referência ou de partida.
Quando repete a mesma frase?
O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.
Pode usar a vírgula depois do e?
3) Vírgula depois do “e”: deve ser usada se houver intercalação entre o “e” e o elemento ligado por ele.
Pode usar e ou na redação?
Obrigado. O uso de e / ou é corrente e generalizado no português. A barra indica opcionalidade de uso de cada uma das conjunções coordenativas: aditiva (e) ou disjuntiva (ou). A ausência de barra comprometeria a clareza desta opcionalidade.
E leite ou Leiti?
Alguém pode dizer LEITE, outra pessoa pode dizer LEITI.
Quando há repetição de palavras?
A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.
É correto utilizar na qual?
Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
Qual é a função da repetição?
A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala. Duzentos milhões!
Quando não se usa a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Quais as regras do uso da vírgula?
A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.
Pode usar e depois do ponto final?
É permitido utilizar ponto antes da conjunção "e". Ex.: "Venho informar-lhes que Maria e João já iniciaram suas atividades como auditores. E estão disponíveis para quaisquer esclarecimentos."
Faz 7 anos ou fazem 7 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz 2 meses ou fazem 2 meses?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Estou a 2 anos ou estou há 2 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.