Pode usar dois verbos seguidos?

Perguntado por: iribeiro2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

Mas, como fazer o plural dos verbos nas locuções verbais? Locução verbal é quando em uma frase, dois verbos formam uma única ação. Ela é formada por dois verbos: verbo auxiliar + verbo principal. Os verbos auxiliares mais comuns são: ser, ter, ir, haver e estar.

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

O infinitivo só é obrigado a se flexionar (= ir para o plural) se o seu sujeito for diferente do sujeito da oração anterior: “O diretor deu uma ordem expressa para os técnicos RESOLVEREM o problema ainda hoje”.

Quando o sujeito é indeterminado, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural. Porém, quando a indeterminação é indicada pela partícula se, o verbo fica no singular.

Se o verbo pede preposição, aí ele não muda, não flexiona para o plural, porque há um sujeito indeterminado e a preposição torna o substantivo da frase um objeto direto.

Os verbos impessoais não têm sujeito e, por isso, são considerados defectivos, isto é, aqueles que não são conjugados de todas as formas previstas. Os verbos impessoais, como o próprio nome diz, não possuem sujeito.

1. JUNTO ou JUNTOS? É um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere: “Os fortes sentimentos vêm JUNTOS”; “Em campo, Romário e Ronaldo JUNTOS”; “Uma vitória que a dupla de atacantes quer comemorar jogando JUNTA por muito tempo ainda”.

Concordância do verbo ser sempre no singular
Quando são usadas as expressões pouco, muito, menos de, mais de, o suficiente, o bastante,… na indicação de quantidade ou medida, o verbo ser fica sempre no singular, independentemente da quantidade expressa: Cinco litros de refrigerante é muito!

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Cabe lembrar que os verbos auxiliares são total ou parcialmente desprovidos de sentido próprio.

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Há duas situações principais em que é facultativo o uso do infinitivo pessoal ou do infinitivo impessoal: quando o sujeito da segunda oração é igual ao sujeito da primeira oração e na voz passiva, com verbo pronominal ou de ligação.

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.