Pode usar dois pontos dentro de dois pontos?

Perguntado por: imendes6 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação.

Dois pontos ( : )
Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

Observação: se houver dois pontos antes da citação e o trecho citado termina com ponto, a pontuação final pode ficar antes ou depois das aspas: - O professor explica: "navegar, explorar o mundo é mais importante do que viver uma vida rotineira, sedentária e monótona".

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

"A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."

As reticências indicam interrupção, hesitação ou uma lacuna a ser preenchida. As reticências são um sinal de pontuação usado para representar uma interrupção ou hesitação no discurso, além de deixar uma lacuna que pode ser completada pela imaginação do leitor. É muito frequente na linguagem literária e jornalística.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
O ponto de exclamação pode aparecer na frase de forma duplicada, até triplicada. Nesses casos, ele tem a pretensão de enfatizar e intensificar o sentido que está sendo impresso.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Inferência básica: não se usa ao mesmo tempo a interrogação e o ponto final, ou a exclamação e o ponto final.

No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral.

Reticências (…)
São utilizadas para indicar que um pensamento foi interrompido ou deixar o sentido em aberto.

Em resumo, usam-se aspas simples dentro de aspas duplas: Exemplo: Osvaldo Ferreira de Melo aponta para "a necessidade de os indivíduos contarem com a certeza de que seus direitos 'garantidos' pela ordem jurídica sejam efetivos".