Pode usar dexametasona para candidíase?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

A dexametasona é contraindicada nos casos de infecções fúngicas sistêmicas (infecções no organismo causadas por fungos), hipersensibilidade (alergia) a sulfitos ou a qualquer outro componente do medicamento e administração de vacinas de vírus vivo (vide “O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? ”).

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Acetato de Dexametasona Creme 1mg Genérico EMS é utilizado no tratamento tópico de diversas formas de dermatose. Com ação anti-inflamatória e antipruriginosa, ele pode ser usado em dermatoses alérgicas, miliária, impetigo, queimadura por raios solares, picadas de insetos e outros.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.

Quais são os sinais e sintomas da infecção causada pelo candida?

  1. Prurido (coceira)
  2. Ardência.
  3. Corrimento esbranquiçado, espesso (com aparência leitosa) e sem odor.
  4. Dor durante a relação sexual.
  5. Dor ou desconforto ao urinar.
  6. No homem, aparece vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.
  7. Aftas.
  8. Dor ao engolir alimentos.

Esse tipo de candidíase geralmente causa a formação de uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa, mais comumente nas dobras da pele, mas que pode se espalhar para outras áreas do corpo. Na maioria das vezes, ocorre em áreas quentes, úmidas e vincadas, como axilas e virilhas.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Contraindicações. Dexametasona é contraindicada nos casos de infecções fúngicas sistêmicas (infecções no organismo causadas por fungos), hipersensibilidade (alergia) a sulfitos ou a qualquer outro componente do medicamento e administração de vacinas de vírus vivo.

Hipersensibilidade, tromboembolia, aumento de peso, aumento de apetite, náusea, mal-estar e soluços. Informe ao seu médico, cirurgião dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Os comprimidos devem ser tomados com meio copo de água, por via oral. A segurança e eficácia de dexametasona somente é garantida na administração por via oral. Dexametasona deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

Quanto tempo demora para fazer efeito? O efeito máximo demora cerca de uma a duas horas e a duração da ação é de aproximadamente 2,75 dias.

Nistatina é um medicamento de uso tópico indicado para o tratamento assaduras em bebês, principalmente aquelas relacionadas ao atrito gerado pelas fraldas. O medicamento ainda pode ser utilizado, por crianças e adultos, no tratamento de irritações na região genital e nas nádegas.

Outra dica é dormir sem roupa íntima para deixar a região respirar durante o sono. Manter o equilíbrio da flora bacteriana é mais uma forma de evitar a proliferação do fungo da candidíase. Para isso, prefira fazer a higiene íntima com sabonetes de pH neutro e água apenas na área externa, com movimentos suaves.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

No caso da candidíase de repetição, é importante, além dos tratamentos indicados pelo médico, buscar hábitos mais saudáveis, controlar o estresse, fazer atividades físicas e manter uma alimentação balanceada. O “Pod Isso, Doutor”, podcast do Viver Bem da Unimed-BH, lançou episódios ligados a mudanças no estilo de vida.

Mantenha sua área vaginal limpa. Use água e sabonete de PH neutro sem cheiro. Enxágue bem; Mas não esfregue muito a vulva, a parte externa do aparelho genital feminino, ao lavá-la.

A amoxicilina pode ser utilizada para tratar infecções fúngicas? Não, a amoxicilina não é eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Para tratar infecções causadas por fungos, são necessários medicamentos antifúngicos específicos.

Os sintomas de candidíase mais comuns incluem coceira vaginal incômoda, corrimento branco e espesso, ardência na região da vulva (parte externa da vagina) e inchaço dos lábios vaginais. Há ainda casos de candidíase em que ocorrem ardência ao urinar e dor durante relações sexuais.