Pode usar detergente nas plantas?

Perguntado por: ncunha7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição. A jardineira Carol Costa ensina três usos espertos do detergente na jardinagem. Truque da horta: semeie na caixinha de ovo!

um inseticida e repelente caseiro utilizando o vinagre e o detergente ele é excelente e vai combater eliminar as pragas que prejudicam muito. as nossas plantas eles são insetos minúsculos bem pequenos Mas podem danificar muito as nossas plantas como os pulgões cochonilhas.

Outro método eficiente de como matar cochonilha é com óleo mineral e detergente. Para isso, basta diluir 10 mL de óleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de água e pulverizar a planta. O óleo mineral é facilmente encontrado em farmácias e não faz mal para as plantas.

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Na verdade, é o sódio na água sanitária que representa o maior risco para as plantas, por interferir em sua absorção mineral.

Muitas receitas podem ser feitas a partir do sabão, que também é tão útil no combate ao coronavírus. Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente.

Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas. Pode também usar esta solução para combater os ataques de fungos às árvores (apenas se estas não forem sensíveis ao vinagre como é óbvio).

Utilize uma colher de água oxigenada para cada 250 ml de água. Misture bem, coloque em um borrifador e espirre nas plantas. “Se a planta estiver contaminada, utilize nas folhas uma vez por semana, até acabar com o fungo”, orienta. Você também pode borrifar no substrato, se as raízes da planta estiverem podres.

Você pode fazer inseticida natural com vinagre e detergente: Basta misturar uma medida de vinagre para três partes de água e algumas gotas de detergente neutro em um borrifador. Esse spray é recomendado para infestações de pulgões, lagartas e percevejos.

Como usar o vinagre
Com essas dicas e a manutenção correta, suas plantinhas ficarão cada vez mais deslumbrantes. Apenas tenha cautela para não fazer esses procedimentos em dias de sol! Basta misturar duas colheres (sopa) de vinagre branco e duas colheres (sopa) de chá de camomila. Em seguida, borrife sobre a planta.

O vinagre é um ótimo fungicida, que pode ajudá-lo a proteger suas plantas de alguns tipos de fungos e mofo. Para isso, basta aplicar diariamente nos locais afetados uma mistura contendo duas colheres de chá de vinagre e uma xícara de chá de camomila concentrado.

Como acabar com cochonilha em 5 passos

  1. Faça a análise das plantas. Observe possíveis sintomas nas plantas, como má formação de folhas ou frutos, substâncias enegrecidas recobrindo as folhas e subdesenvolvimento. ...
  2. Limpe o ambiente. ...
  3. Faça a solução. ...
  4. Aplique a solução. ...
  5. Realize novas aplicações.

A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.

Entre os fatores que propiciam o ataque da cochonilha, estão: solo ou substrato inadequado, pouca luz, falta ou excesso de água, ausência de nutrientes ou muita adubação. Outro fator que pode atrair a cochonilha é a ausência de predadores naturais, como joaninhas, fungos, moscas, etc.

Detergente pode fazer mais do que lavar louça!
Entre as principais estão a higienização de objetos, louças, azulejos, roupas e até na limpeza pesada! Entretanto, vale lembrar que na máquina lava louças ele não é bem-vindo. Nesse caso, é preciso usar produtos apropriados para esse tipo de lavadora.

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes, e por isso eles permanecem na água sem sofrer decomposição, o que ocasiona a poluição.

Na avaliação do efeito do detergente sobre a germinação de sementes de Lactuca sativa e Zea mays, foi notada uma redução significativa na porcentagem de germinação e no índice de velocidade de germinação em concentrações de 1 a 8 g/L-1, sendo que a concentração mais alta resultou em uma drástica redução na germinação ...

Detergente neutro, quem diria, não serve só para lavar pratos e desengordurar panelas: ele é um ótimo aliado na jardinagem! Com algumas gotas desse produto que todo mundo tem na cozinha você protege suas plantas de insetos, ajuda as raízes a absorver mais água da rega e ainda livra a folhagem de poluição.

Mas também podemos utilizar para regar os gramados e algumas plantas, apenas tome cuidado com o tipo de sabão e amaciante que usou, para não prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento.

O cloro tem papel importante na fotossíntese e nas relações hídricas da planta, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento em todas as fases fenológicas. Participa, também, da formação, desenvolvimento e qualidade dos frutos.

Solução de Água com Sabão ou Detergente no Controle de Pragas tem eficiência de 40 a 50 %, depende do seu conhecimento neste produto, pode chegar a mais de 80% de controle. Controla insetos de corpo mole, principalmente Lagartas, Ácaros, Cochonilhas e Pulgões. Também tem efeito sobre moscas brancas, psilídeos e tripes.