Pode usar desodorante antes da cirurgia?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

É fundamental que você não use desodorante, perfume, cremes hidratantes ou qualquer outro produto após estes cuidados. Você então estará pronto para vestir uma roupa especial, do hospital, que é a vestimenta adequada para a sua cirurgia.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana). Se houver necessidade, o corte dos pelos será feito pela equipe de enfermagem, antes da cirurgia, somente no local indicado pelo médico.

Isso acontece com os médicos e demais envolvidos em uma cirurgia, onde existe alto risco de contaminação. O uso de roupas apropriadas é importante para evitar o contato direto do profissional com o paciente e por serem estéreis, também livra o paciente do risco de infecção.

Escovar os dentes, sem engolir água, na manhã da cirurgia. Não utilizar cremes, maquiagem e lentes de contato (se necessário, traga seu óculos). Evitar o uso de esmalte na unha.

Cirurgias eletivas

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

No geral, os cuidados antes da anestesia são simples. É necessário fazer jejum de acordo com a recomendação médica. A restrição alimentar é fundamental para que o paciente não corra o risco de regurgitar e broncoaspirar o conteúdo presente no estômago.

8 técnicas de relaxamento para ansiedade

  1. Bolinha anti-stress. A bolinha anti-stress é realmente uma alternativa eficaz para quem deseja relaxar antes de se submeter a uma cirurgia. ...
  2. Aconselhamento profissional. ...
  3. Massagem. ...
  4. Acupuntura. ...
  5. Respiração. ...
  6. Meditação. ...
  7. Ioga. ...
  8. Ouvir música ou ler.

No pré-operatório: o ideal é a paciente não trocar o tipo de depilação que ela está acostumada a fazer, se depilar com cera mantenha a cera, se depilar com gilete mantenha o uso dela. Geralmente a depilação com cera dura mais tempo então a paciente pode fazer uma semana antes da cirurgia sem nenhum problema.

Antes de realizar qualquer cirurgia é indispensável a realização de exames de rotina indicados pelo médico, como eletrocardiograma por exemplo, que avaliam o estado de saúde em geral e contraindicações à anestesia ou ao procedimento cirúrgico.

A depilação das pernas e coxas deve ser feita 24-48 h antes da cirurgia, por qualquer técnica, evitando traumas sobre a pele. Não é necessário depilar púbis e períneo, a menos que solicitado.

A tricotomia é a raspagem dos pelos. É necessária para facilitar o ato cirúrgico e para evitar infecções. Ela será realizada pela Enfermagem, aproximadamente 2 horas antes da sua cirurgia, no seu quarto. As áreas a serem tricotomizadas dependem do tipo de cirurgia que você irá realizar.

As causas da bromidrose
O consumo de determinados alimentos como alho, cebola, curry, pratos muito condimentados e álcool influenciam no cheiro da transpiração. A falta de higiene, alguns medicamentos e certos tecidos também podem contribuir para a alteração dos odores.

Bicarbonato de sódio, amido de milho e leite de magnésia
O bicarbonato combate o odor, enquanto o amido evita que você transpire. Uma pitada de bicarbonato também pode ser misturada em um pouquinho de água – mas sem dissolver o pó – e esfregada embaixo de cada braço.

Comprar desodorante sem alumínio
Esses produtos não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também previnem o mau odor. Algumas opções são os desodorantes Bion Vitta, Alva e Herbia.

O mais indicado são vestimentas leves, de algodão e que fiquem mais largas e, principalmente, que possam ser colocadas e retiradas sem que seja necessário levantar o braço.