Pode usar DDR4 em DDR5?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Diferentemente de muitos periféricos e acessórios, a DDR5 não é retrocompatível: pentes de memória deste tipo não vão simplesmente encaixar nos slots DDR4 da placa-mãe que você já tem e funcionar: a tecnologia depende de compatibilidade de chipset e também de processador.

É compatível com Windows 10 ou superior e processadores Intel Celeron, Intel Core e Intel Pentium Gold. O preço é de R$ 2.711 na Amazon.

Verifique a compatibilidade da placa-mãe
Para descobrir se a placa-mãe de seu computador é compatível com a memória que pretende comprar, visite o site oficial da fabricante da placa, procurando pelo modelo que está instalado. As empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

Os processadores Intel® Core™ da 8ª e da 9ª geração para desktop suportam apenas a memória DDR4.

Em termos técnicos, os módulos de DDR4 são mais eficientes no quesito energia, utilizando 1,2 volts, enquanto a DDR3 usa 1,5 volts na alimentação. Essa pequena diferença pode gerar uma economia de até 40% no consumo de energia, o que ajuda a prolongar a vida da bateria para os notebooks, por exemplo.

Memórias DDR5 terão 4 vezes mais densidade, frequência de até 6.400 MHz e regulador de tensão integrado; lançamento está previsto para 2021.

Enquanto, no GDDR5, as melhores placas teriam acesso a 8 Gb/s (gigabits por segundo), o GDDR6 garante módulos capazes de 14 a 16 Gb/s. Por fim, memórias GDDR6 são mais eficientes e precisam de menos energia para funcionar.

A capacidade de uma unidade de memória RAM DDR4 é de 4GB a 16GB. Ou seja, em uma máquina com quatro slots, a RAM DDR4 pode chegar a 64GB, o que indica um altíssimo desempenho e uma capacidade enorme de trabalhar com multifunções.

DDR4 e DDR5: quais são as diferenças
Os ganhos de performance permitidos pelo DDR5 começam pela largura de banda — que você pode entender como o volume total de dados que o componente troca com o processador a cada segundo —, que chega ao dobro do que o DDR4 permite.

Com a tecnologia DDR5, essas placas oferecem uma melhoria significativa na velocidade de transferência de dados e no desempenho geral do sistema. As marcas Asus, Gigabyte e Biostar são algumas das principais fabricantes que oferecem placas-mãe DDR5 de qualidade e confiabilidade.

Lista com os melhores Placas-Mãe de 2023

  • Asus. TUF GAMING B460M-PLUS.
  • Gigabyte. A320M-S2H.
  • Asus. Prime - H510M-E.
  • Gigabyte. B450M Gaming.
  • ASRock. B660M Pro RS.

4GB o que acontece na prática a resposta é sim você pode combinar. capacidades diferentes hoje em dia o sistema operacional já inteligente para entender que utilizar como exemplo.

Em termos gerais, as placas-mãe são construídas para serem compatíveis com apenas um tipo de memória. Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar.

Então, embora seja possível, o uso de pentes de memória RAM com especificações e marcas diferentes, numa mesma máquina não é recomendável, principalmente se forem características muito distintas entre si. A melhor opção é usar pentes idênticos; se não for possível, busque pentes com características parecidas.