Pode usar colírio gelado?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os colírios devem ser guardados em local protegido do calor, da umidade e da luz solar. A maioria dos medicamentos não deve ser congelada, mas há exceções. Colírios sem preservantes (conservantes) devem ser guardados na geladeira, assim como alguns tipos de medicamentos.

Os colírios sem conservantes podem necessitar de refrigeração, ou seja, pode ser necessário seu armazenamento na geladeira. Ao guardá-los na geladeira evite regiões muito frias que podem congelar o medicamento. É importante observar na embalagem/bula a indicação do fabricante em relação ao armazenamento do medicamento.

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C).

SIM! A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

Pois bem, é uma solução indicada para limpar e hidratar os olhos caso uma pessoa sofra de condições infecciosas como conjuntivite ou alergias graves. No caso de um conjuntivite É comum a pessoa acordar com reumatismo nos olhos. Por esta razão, é aconselhável usar soro fisiológico para limpar a área.

Os colírios devem ser guardados em local protegido do calor, da umidade e da luz solar. A maioria dos medicamentos não deve ser congelada, mas há exceções. Colírios sem preservantes (conservantes) devem ser guardados na geladeira, assim como alguns tipos de medicamentos.

Em geral, só devemos pingar uma gota de cada vez (a não ser que seu médico tenha orientado o contrário). O nosso olho só tem capacidade para o volume de líquido correspondente a uma gota. Mais do que 1 gota, provavelmente vai escorrer e não será aproveitado, gerando desperdício de dinheiro.

Gentilmente puxe a pálpebra inferior com o dedo indicador e segure o frasco de colírio com a outra mão; pingue o colírio sem encostar o bico dosador no rosto. Mire o saco conjuntival; aplique apenas o número de gotas prescritas pelo oftalmologista (normalmente, apenas uma gota é o suficiente).

É comum apresentar ardência ao usar alguns colírios devido a presença de conservantes em suas fórmulas. Mantenha o acompanhamento regular com seu oftalmologista para que ele esteja ciente de todos os seus sintomas.

Deve ser utilizado preferencialmente antes de dormir [1,5,10]. Colírios sem conservantes são usualmente recomendados para pacientes com olho seco moderado a severo, que necessitam usar lubrificante com maior frequência, ou pacientes que usam múltiplos colírios [11].

Utilizar apenas a quantidade prescrita
Você não precisa acordar no meio da noite para pingar um colírio, pode fazer isso ao acordar. Existem algumas exceções a essa regra, mas o seu médico te alertará quando for o caso. Alerta o Dr. Guilherme Kappel.

As melhores gotas de farmácia para combater o olho seco

  • Hyabak. É uma lágrima artificial lubrificante, hidratante, e hipotónica, formulada com actinoquinol e 0,15%. de hialuronato de sódio. ...
  • Hylo Comod. ...
  • Optava Fusion. ...
  • Brudyal. ...
  • Belcis. ...
  • Recugel. ...
  • Vismed.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Bem conhecido dos brasileiros, o Colírio Moura Brasil é indicado para tratar irritações nos olhos causadas por contato com vento, poeira, calor, fumaça, gases irritantes, luz e também corpos estranhos.