Pode usar cinta ainda com os pontos?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em geral, o tempo mínimo de utilização da cinta é de 21 a 45 dias, iniciando logo após o término da cirurgia. Este é o tempo básico no qual a paciente precisará utilizar os tecidos compressores.

Quem já fez abdominoplastia sabe que a cinta modeladora é sua melhor amiga durante o período pós-operatório. Além de ajudar na cicatrização e reduzir o inchaço, esse acessório proporciona a estabilidade necessária para proteger os pontos e garantir os melhores resultados.

As cintas pós-operatórias são importantes tanto para a melhor recuperação da paciente, minimizando as chances de complicações pós-operatórias, como para melhorar o resultado estético alcançado com o tratamento.

Por fim, o principal risco da cinta para a saúde e para o corpo é, segundo Neto, seu uso por muito tempo. “Ela pode danificar o tecido da pele, porque não permite que ela respire adequadamente, além de também prejudicar o funcionamento correto dos órgãos internos”, ele aponta.

Use com moderação. Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea.

O problema é que ela é indispensável para o resultado final do procedimento. Negligenciar o seu uso pode colocar a perder os resultados projetados antes da operação, principalmente em intervenções como a abdominoplastia. Entenda, neste texto, por que o uso da peça se justifica.

Para ter os efeitos esperados, é ideal que use a cinta modeladora de 6h a 8h por dia. Com isso, de 4 a 6 meses de uso recorrente, você começará a sentir as diferenças no seu corpo e perceber que perdeu medidas. Lembre-se que a lingerie modeladora não causa o emagrecimento.

Como a malha é composta de fibras que trabalham a elasticidade da peça, tal procedimento de colocar na geladeira faz com que as fibras voltem para seu estado original! Esse é um dos grandes segredos dos Produtos Yoga.

De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

A posição mais recomendada é de barriga para cima. Já que favorece a respiração e também evita que a pele fique impressionada, principalmente no local da incisão. No entanto, se o local da operação fica em contato com o colchão dessa forma, você deve dormir de lado ou de bruços.

Os pontos devem ser limpos com água corrente e sabão neutro, além de manter a região bem seca, evitando também a exposição solar da ferida. Há casos onde é prescrito o uso de pomadas pelo médico, mas fora esses casos, é importante que não se use medicamentos tópicos sem prescrição.

A cinta pós-cirúrgica lipoaspiração auxilia na acomodação da pele, fazendo com que ela assuma um novo contorno corporal. Além disso, ela controla o edema e evita que líquidos se acumulem na região tratada, acelerando assim o processo de recuperação.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

Porém, não há riscos de se usar a cinta compressiva durante a noite e, pelo contrário, é indicado sim que se use ela durante a noite para dormir.

"Utilize a cinta nos horários diurnos apenas, lembre-se que 2 a 4 horas por dia já traz excelentes resultados", afirma.

Evite ao máximo, já que ela pode atrapalhar a movimentação do diafragma, além de causar prisão de ventre e má digestão. Cinta pode causar problemas de saúde? VERDADE – Usar cintas extremamente apertadas com constância e por um longo período de tempo, pode acarretar problemas respiratórios ou de circulação.

O uso da cinta modeladora pela mulher após uma cirurgia cesariana merece uma atenção diferenciada. Isso em razão do corpo feminino ter sofrido um procedimento delicado, que demandará recuperação mais prolongada. Assim, utilização da cinta é indicada pelo médico.

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves.