Pode usar chuveiro 127 em 220?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico e sem pressurizador, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar ...

Se você conectar o chuveiro de 110V a uma fonte de alimentação de 220 V, o aquecedor de água não será capaz de lidar com a alta tensão. Isso resultará na queima dos componentes elétricos do dispositivo, tornando-o inutilizável.

Nas regiões muito quentes, a instalação dos chuveiros é de 127V. Isso porque, a voltagem maior permite a instalação de chuveiros com maior potência e que, assim, esquentam mais a água. Casas em que a tensão é 220V costumam ter todos os pontos com essa voltagem, inclusive nos banheiros.

Pode ter certeza que na maioria dos casos, o chuveiro “esquenta pouco” porque provavelmente a tensão é de 127V fase-neutro. Ou seja, monofásica 127V. Com isso já temos um limite de potência.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Basta trocar a resistência de ambos os chuveiros. De acordo com a tensão desejada 110V ou 220V.

Para instalações elétricas de 127V a potência máxima para chuveiros é inferior a 6000W. Sobre transformadores é importante notar que eles transformam correntes e tensões mas não transformam potência; adicionalmente para a potência de um chuveiro elétrico é necessário um dispositivo com custo elevado.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Em linhas gerais, um chuveiro 220 V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110 V – em torno de 1 a 2 graus, o que pode fazer diferença no frio. No caso de um aparelho de 110 V, a fiação deverá ser mais grossa, já que a quantidade de corrente elétrica que passará pelos fios será maior.

127 V ou 220 V

Todo chuveiro têm uma voltagem e uma potência. A voltagem do produto, determinada pelo valor em Volts, tem que estar de acordo com a instalação elétrica da construção: 127 V ou 220 V.

Qualidade da resistência: substituir esse tipo de peça por uma marca de qualidade inferior (que não é a original) também oferece risco certo de desgaste antecipado. Então, se você perguntar “posso colocar qualquer resistência no chuveiro”, a resposta é não, instale sempre da mesma marca.

Os Chuveiros Lorenzetti em tensão 220V tem potência máxima de 7500W. Os chuveiros eletrônicos em 127V, por norma, podem ter potência máxima de 5500W.

Chuveiro com padrão de tensão 220V
Suas resistências variam de 3200W a até 7500W. Ou seja, o espectro da potência desse chuveiro é maior do que o de 127V, e isso pode ser uma vantagem na hora da compra.

No chuveiro 127v ou 110v falta de uma fase ou neutro fio do chuveiro em curto ou rompido. A ausência dos fios: fase ou neutro, pode fazer com que o chuveiro não aqueça a água, ainda que a resistência esteja boa. No caso do fio neutro, é comum que profissionais encontrem situações como: disjuntor no fio fase.

A resistência queimada é uma das principais causas para o chuveiro não esquentar o suficiente. Então, essa é a primeira coisa que você deve conferir se perceber que a água do seu chuveiro parou de esquentar de repente. Quando a resistência queima, uma ou mais fases do chuveiro param de funcionar.

A potência do chuveiro é, basicamente, a capacidade que ele tem de esquentar a água. Ou seja, quanto maior for a potência do chuveiro, mais ele consegue aquecer a água. Por outro lado, quanto maior for a potência do chuveiro, maior também será o consumo de energia durante o seu funcionamento.