Pode usar celular no Yom Kippur?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os judeus praticantes não devem beber nem comer durante o Yom Kippur, não utilizar aparelhos elétricos, cozinhar, realizar nenhum esforço físico, usar calçados ou acessórios de couro, utilizar cosméticos, lavar-se, nem manter relações sexuais.

Como é comemorado o Yom Kipur
O trabalho é proibido e a expiação dos pecados do ano anterior é expressa por meio de “aflições”, como jejum, não se lavar, não tomar banho, não manter relações sexuais, não usar sapatos de couro e não aplicar loções nem cremes.

Há um costume de usar roupa branca, ou mais especificamente, um tipo de robe chamado, em Yom Kipur. Em muitas comunidades, o é usado exclusivamente em Yom Kipur. Em algumas tradições, o costume é vestir-se de branco em Rosh Hashaná e em outras ocasiões.

Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9.

Devemos dar ênfase ao respeito que devemos ter pelas pessoas. Em Rosh Hashana, acredita-se que D'us nos inscreve no Livro dos Justos, e, em Iom Kipur, carimba-nos. Por isso, é costume desejar: Gmar chatima tova! (Que tenha um bom selo, ao final do veredicto).

Esclarecendo a natureza de Yom Kipur, o Rambam escreve: "É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel.

É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!

Yom Kipur significa o Dia do Perdão, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se da data mais importante e sagrada no judaísmo a ser realizada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, Ano Novo judaico.

Deve-se se arrepender pelos erros cometidos no ano, se desculpar com pessoas que você magoou, pedir perdão a Deus durante as três refeições diárias e se preparar espiritualmente para o décimo dia. Também é possível realizar doações monetárias para instituições de caridades como forma de penitência.

Após o Yom Kippur (Dia do Perdão) costuma-se comer o Guildene (caldo de frango com salsão, alho-poró, cenouras, cebolas e cravos-da-índia).

Ao longo do dia, você pode comer em alimentos ricos em água, como melancia, melão e uvas. Na refeição final, beba alguns copos, porque muitos alimentos precisam de água extra para serem digeridos adequadamente. Para a sobremesa, substitua os doces com melancia ou outra fruta fresca que contenha água.

Yom Kippur
É a data mais sagrada do ano judaico. Ocorre exatamente dez dias depois do Ano Novo, começando e terminando com uma refeição festiva. A que precede o jejum de 24 horas é leve, com frango, e sem temperos fortes, como pimenta e canela. Bebidas alcoólicas ficam de fora, para não dar sede.

Guerra do Yom Kippur foi um conflito envolvendo Israel contra Egito e Síria, em 1973, e teve consequências diretas na Crise do Petróleo, que assolou a economia mundial. Tanques israelenses utilizados na Guerra do Yom Kippur, em 1973, nos combates contra os árabes, na região do Suez.

É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.

Esse dia era tão importante que era considerado um Sábado de Descanso “Shabat Shabatôn” – era um duplo feriado, uma espécie de sábado reforçado (Lv 16.31). Nesse dia se fazia Expiação pelo Santuário, pela Tenda, pelo Altar do Holocausto, pelos Sacerdotes, por todo o povo da Congregação (Lv 16.33 – Ez 45.18-20).

nome masculino. [Religião] Dia santo do calendário judaico, que celebra o arrependimento, a expiação e o perdão dos pecados. (Geralmente com inicial maiúscula.) Origem etimológica:locução hebraica, de yom, dia + kippur, expiação, reparação.