Pode usar celular na praia?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A água salgada do mar é extremamente nociva ao dispositivo, já que o sal pode corroer as peças do aparelho.

O seu celular nunca deve ser exposto a altas temperaturas ou diretamente ao sol, independentemente da estação do ano. O calor excessivo pode causar o aquecimento do smartphone, o que resulta em danos à bateria ou outras peças internas.

Algumas situações mais extremas podem danificar o dispositivo. A Apple recomenda, por exemplo, que o cliente evite nadar ou tomar banho com o iPhone porque movimentos muito rápidos na água ou a pressão do chuveiro podem romper a barreira de proteção.

O iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max foram lançados pela Apple em 2021. Ambos possuem certificação IP68, a melhor do mercado para smartphones. A Apple garante proteção caso o aparelho seja mergulhado em até seis metros de profundidade durante 30 minutos.

Foque nos elementos praianos
Coqueiros, chapéu de palha, flores, conchas, cangas, canoas. Tudo que lembra o clima praiano é bem-vindo em um clique que irá trazer fortes referências à sua fotografia. O mar nem precisa aparecer para saberem que você está na praia.

Água do mar
Mas a solução para esse problema é super simples, basta comprar uma capa protetora de água, que permite usar o celular até mesmo de baixo do mar.

Porém, o que poucos sabem, é que a umidade da maresia corrói o material do celular, além do sal ser um grande condutor elétrico, podendo provocar alguma reação de pane no aparelho.

Em geral, a maioria dos dispositivos suporta temperaturas de até 35ºC. A partir disso, o calor pode causar sérios problemas, como a redução da vida útil da bateria, a falha de componentes eletrônicos e até mesmo a perda de dados armazenados no dispositivo.

Sim, a resposta é sim. Faça isso direcionando as lentes de sua câmera para o céu e o observando apenas por meio da tela do aparelho, colocando-o entre o sol e você e não olhando direto para o sol. Mas cuidado. A luz solar intensa pode danificar o CCD, o sensor de fotos do celular.

Ao usar computadores e celulares? Dependendo do tempo de exposição a esses fatores é recomendável sim. Os filtros solares mais recentes possuem substâncias que protegem contra a luz visível (lâmpadas, computadores, celulares). Procure o seu dermatologista para saber qual a melhor opção para o seu tipo de pele.

Estes modelos têm uma classificação IP68 segundo a norma IEC 60529 (profundidade máxima de 2 metros por até 30 minutos): iPhone 11. iPhone XS. iPhone XS Max.

Os modelos iPhone 7/7 Plus, iPhone 8/8 Plus, iPhone X, iPhone XR e o novo iPhone SE (2ª geração) possuem classe de proteção IP 67. O número 7 na parte traseira significa proteção contra imersão temporária .

O celular não pode ser levado no mar
Como falamos acima, as certificações em smartphones são de IP67 e IP68, que permitem a proteção apenas contra água doce. Então, a água do mar é nociva para o dispositivo, afinal, o sal pode corroer as peças.

Caso o celular tenha caído em água salgada é recomendado lavá-lo em água doce- após retirar baterias e complementos- para dar continuidade ao processo. Muitas pessoas acabam utilizando o secador nesse processo, o que não é aconselhável.

- Não é permitido, na sala de aula, o uso de telefones celulares, nem de instrumentos musicais.