Pode usar camisa do Exército na rua?

Perguntado por: ifigueiroa7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

- O uso indevido de uniforme é crime de mera conduta e, no caso do agente civil, atinge a autoridade e a ordem administrativa militar - bens jurídicos tutelados pela lei - independentemente da finalidade do sujeito ativo.

De acordo com o artigo 172 do Código Penal Militar (CPM), é proibido “usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito”, com pena de detenção de até seis meses.

A gandola militar pode ser usada como uma vestimenta “normal” para uso urbano ou ser utilizada em outras circunstâncias que aproveitam mais as suas funcionalidades, como no camping ou em uma partida de airsoft, por exemplo.

A gratuidade só será concedida se o oficial estiver fardado e apresentar carteira de identificação. A legislação atual já concede viagens gratuitas a esse grupo dentro do seu estado de atuação.

Obrigatoriedade de uso
De fato, o uso do uniforme no ambiente de trabalho é uma prática adotada por várias empresas. A obrigatoriedade do seu uso pelo empregado encontra-se prevista no artigo 456-A da CLT que garante ao empregador a possibilidade de definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral.

Para oficiais, aspirantes a oficial, subtenentes e sargentos. E' permitido seu uso com o capote ou com a japona.

Artigo 1º - Fica proibida, no âmbito do Estado, a venda de fardas, coletes e qualquer tipo de vestuário, bem como distintivos e acessórios das polícias federal, civil, militar, agentes penitenciários, guardas de muralha, guarda metropolitana, guardas municipais e das Forças Armadas brasileiras, em estabelecimentos ...

Obrigatoriedade do uniforme: pode ou não pode? O empregador pode obrigar o funcionário a usar o uniforme, pois possui o poder de direção, tem o direito de definir, controlar e fiscalizar as atividades e a apresentação pessoal do colaborador dentro do ambiente de trabalho.

A estampa camuflada deve ser usada como um detalhe, não como tema especial. O estilo camuflado pode ser suavizado com calças de alfaiataria, camisetas básicas ou com aquele seu jeans escuro que combina com tudo. Dessa forma, o estilo militar ganha destaque sem ficar exagerado.

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) vai trocar sua tradicional farda preta, nas operações diurnas, por um moderno camuflado digitalizado verde.

Descartar os uniformes corretamente
Assim, o uniforme usado não é um resíduo, mas um rejeito, classificação para o que não pode ser reutilizado ou reciclado. A maneira correta é a incineração.

Art. 311-B. Usar, publicamente, uniforme ou distintivo de função pública que não exerce; usar, indevidamente, sinal, distintivo ou denominação sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Pena - detenção, de um a seis meses.

§ 1º Os militares da reserva e os reformados podem usar seus uniformes por ocasião de cerimônias sociais, militares e cívicas.