Pode usar calculadora nas provas da faculdade?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Não é permitido utilizar calculadora física para fazer provas que envolvam cálculos.

Sim pode usar calculadora para resolver as questões, facilita muito bem, nossa vida.

O QUE NÃO LEVAR
- Além disso, não pode levar tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, pen drive, alarmes, chaves com alarme, fone de ouvido ou com qualquer outro componente eletrônico.

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.

Desde 2012, o ENEM disponibiliza atendimento diferenciado para pessoas com TDAH, dislexia e/ou discalculia. Tal prerrogativa concede 60 minutos de tempo adicional para fazer a prova, sala especial, ledor e calculadora.

1. Direito. O curso de Direito, além de ser uma das profissões em alta no mercado, não tem o foco nos cálculos. O universitário aprende sobre o conjunto de leis e normas que regem a nossa sociedade.

HP12C

Posso levar calculadora no dia do exame? Sim. O candidato pode levar a HP12C ou a calculadora científica. O que não é permitido são calculadoras que possuam armazenamento de textos.

Conte com uma trena a laser

  • 1º – Texas Instruments TI. Características da Texas Instruments TI.
  • 2º – Casio Prizm FX – CS 50. Características da Casio Prizm FX – CS 50.
  • 3º – Casio Claswiz FX-991LAX-BK. ...
  • 4º – Catiga CS121. ...
  • 5º – HP Prime 2AP18AA#B1K. ...
  • 6º – HP G8X92AALA Prime. ...
  • 7º – Casio FX-82MS-2-S4-DH.

Se o professor de Matemática não permitir o uso de uma calculadora, coloque o aparelho entre as pernas. Na hora de ver o resultado, finja estar rodando o pescoço. No entanto, pratique bastante até decorar o posicionamento dos números na calculadora.

São também considerados “itens proibidos” óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.

Para participar do Enem, o estudante deve cursar ou já ter concluído o ensino médio. Quem está no terceiro ano ou já o terminou pode usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior.

19 anos de idade

Qual a idade certa para fazer o Enem? A prova do Enem é voltada para estudantes que estejam concluindo ou que já finalizaram o Ensino Médio, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos de idade.

Assim como as canetas de tinta azul ou de tubo não-transparente, lápis e borracha devem ser guardados no envelope porta-objetos, que deve permanecer embaixo da cadeira durante toda a prova. Assim, quem for flagrado com lápis e borracha durante o Enem será eliminado do exame.

Os sintomas do TDAH podem frustrar os universitários tanto em relação aos estudos quanto às tarefas da vida cotidiana. Eles são mais propensos a tirar notas baixas em provas e trabalhos, ter dificuldade para cumprir prazos, não comparecer às aulas e outras atividades e, em casos graves, abandonar o curso.

Utilizar técnicas multissensoriais. Propor projetos que permitam a criatividade e expressão. Permitir o uso de computadores, calculadoras, etc.

Pessoas com discalculia, autismo, dislexia e déficit de atenção; Pessoas em classe hospitalar; Idosos; Gestantes e lactantes.

Durante a realização da Prova Escrita, o candidato poderá portar: Calculadora científica ou HP-12C, caneta esferográfica de tinta azul ou preta em corpo transparente e régua transparente.

Os participantes que apresentaram laudo, declaração ou parecer que comprove a necessidade de tempo adicional poderão dispor de um acréscimo de 60 minutos para fazer as provas.

Medicina. A maioria dos cursos da área da Saúde não envolvem matemática. A Medicina é um deles e, apesar do aluno precisar lidar com números para passar no vestibular, durante o curso o foco dos estudos é outro.

Lista de material para a faculdade: dicas do basiquinho ao completão!

  • Caderno ou fichário.
  • Bolsa ou mochila.
  • Pastas organizadoras ou classificadores.
  • Estojo.
  • Marcadores de texto.
  • Canetas simples e coloridas.
  • Lápis ou lapiseiras/grafites.