Pode usar cabo de 4mm para chuveiro?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

O fio de 4 mm deve ser utilizado em chuveiros com tensão nominal de 220V com potência de 5500W, 4600W e 6400W e disjuntor de 30A. Para chuveiros com tensão nominal de 127V e 3200W de potência deve ser utilizado fio de 4mm e disjuntor de 30A.

Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

Por que o fio do chuveiro derrete? De forma resumida, podemos dizer que as razões mais quando você percebe o fio chuveiro cheirando queimado ou esquentando muito ao ponto de derreter são as seguintes: problema nas conexões elétricas, que não foram feitas da maneira adequada. dimensões dos fios condutores inapropriadas.

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A. Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V? O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

A melhor opção para seu projeto elétrico predial e industrial, o Cabo Flexível 2,5mm SIL 100 Metros Amarelo suporta até 21,0 amperes sem aquecer, sendo indicado para circuitos de tomadas simples, luz, comando ou sinalizações, atendendo a norma ABNT NM 280.

40A

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

Você deve instalar de par em par (o fio do chuveiro com o fio correspondente da parede) o fio neutro, que é azul; depois o fio terra, que pode ser verde ou verde e amarelo; e aí o fio fase, que pode ser vermelho, preto ou marrom.

Fio verde ou verde e amarelo: é o terra; Fio marrom, preto ou vermelho: são o fase.

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.

O fio terra vem no chuveiro de fábrica. Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso.

Se a gente olhar bem, a instalação elétrica o chuveiro consiste, basicamente, em juntar os fio do chuveiro com os fios que saem da parede (da rede elétrica da sua casa). E pra isso você pode fazer uma emenda direta nos fios e isolá-los com fita isolante, ou pode usar conectores elétricos.