Pode usar brinco na hora da cesárea?

Perguntado por: hrebelo2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Na véspera da cesariana, retire todos os seus adornos (brincos, anéis, pulseiras, fios, piercings) e deixe em casa, para que não se percam no hospital.

Orientações para internação
É importante que você não pinte as unhas com cores escuras ou fortes, esteja com o cabelo seco e sem apliques, e retire todos os objetos metálicos, como aliança, brincos e piercings. No caso de cesariana, fique em jejum completo, inclusive de água.

O ideal é sempre seguir as orientações médicas para manter a saúde e segurança e diminuir o risco de complicações. Embora o tempo possa variar de caso para caso, recomenda-se que você espere pelo menos dois meses depois de uma cirurgia antes de colocar piercings ou mesmo de trocar os que você já tem.

O uso de acessórios como anéis, brincos e pulseiras no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde de um paciente, por serem objetos que facilitam a contaminação por vírus ou bactérias.

Brincos, joias, bijuterias, pulseiras, correntes, tornozeleiras, anéis, piercings… você vai precisar tirar todos esses itens para se submeter à cirurgia.

O furo na maternidade não é proibido, ele é inclusive recomendado pela ANVISA. Na região norte/nordeste do país, esse procedimento ainda é realizado na maternidade.

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.

Cesárea: veja cuidados para o antes e depois da cirurgia

  1. Pré parto. Deve-se realizar jejum de acordo com as orientações médicas de necessidade em cada caso e a raspagem dos pelos da região do corte.
  2. Recuperação pós-parto. ...
  3. Cuidados em casa.

Perguntas para fazer ao obstetra antes do parto

  • Plano de parto.
  • Tipos de parto.
  • Data provável do nascimento do bebê
  • Como saber quando se inicia o trabalho de parto.
  • Opções para diminuir a dor durante o trabalho de parto.

Independente do parto, a nova mamãe só poderá levantar pela primeira vez com ajuda da enfermagem devido ao risco de queda. Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica.

O Que Comer Antes do Parto Cesárea
É uma exigência médica por causa da anestesia utilizada, que pode provocar refluxo e engasgamento caso haja comida do estômago, correndo até mesmo risco de asfixia.

Para as gestantes que usam apliques, cílios postiços e objetos metálicos pelo corpo, é preciso retirar todos os acessórios para a hora do parto, pois pode ocorrer alguma intercorrência e ser necessário à utilização do bisturi elétrico. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.

Se tiver piercing vaginal ou nos mamilos também é recomendável tirar, pois eles podem ser extremamente desconfortáveis nesse período em que o seu corpo está se preparando para o parto.

Não se deve utilizar nenhum artefato metálico quando a pessoa estiver sendo submetida a um procedimento cirúrgico em que haja a necessidade de utilização de “bisturi elétrico”, portanto, na sala de parto, a gestante não deverá utilizar nada metálico.

No corpo, a presença do piercing pode causar lesões na pele, decorrentes da mobilização do paciente e queimaduras eletrocirúrgicas. Portanto, é necessária a retirada do piercing no pré-operatório.

Por isso, o mais recomendado é que o paciente retire todos os piercings e adornos antes de se submeter a qualquer cirurgia. Com o aval médico, a(s) joia(s) podem ser recolocadas durante o período pós-operatório.

O contato com objetos metálicos do paciente ou da mesa e com eletrodos de monitoramento pode concentrar a corrente, ou acarretar sua fuga, e provocar lesões. Os adornos metálicos devem ser obrigatoriamente retirados, e os eletrodos colocados o mais distante possível do campo cirúrgico.

Se caso, a paciente está acostumada a fazer a depilação com gilete, pedimos para fazer um dia antes da cirurgia a noite, para não dar tempo de desenvolver uma foliculite em local próximo à região da cirurgia.