Pode usar Bombinha todo dia?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ela pode ser usada diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia, como ocorre nos casos em que o paciente com asma se encontra em um período de crises frequentes.

O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

A orientação vale para tratamento de crises de asma e broncoespasmo agudo, bem como para a prevenção de broncoespasmos causados por atividades físicas ou alergia. Já para o tratamento crônico, o médico pode orientar até 200 mcg (2 doses), até 4 vezes por dia.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

As substâncias nas bombinhas de asma são, de maneira geral, broncodilatadoras, ou seja, ajudam a melhorar a capacidade de absorção de oxigênio nos pulmões por meio da dilatação dos vasos sanguíneos.

Use um broncodilatador de ação rápida, mais frequentemente em bombinha, de 2-4 jatos por vez, com pausa de 30 segundos entre as doses.

De acordo com a orientação do médico, Aerolin® solução para nebulização pode ser usado de forma contínua (ou seja, sem interrupções) ou de forma intermitente (apenas quando necessário). Nessa forma de tratamento, pode-se repetir o uso 4 vezes no dia.

“O paciente com asma pode e deve fazer exercícios físicos. Na verdade, qualquer atividade física é bem-vinda, mas deve-se evitar esportes que possam causar exposição a algum alérgeno. Por exemplo: se for fazer natação, é melhor fazer em piscina que não seja tratada com cloro”, recomenda o pneumologista Paulo Faleiros.

Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta. Já quando o medicamento inalado pertence à classe dos corticoides, o uso excessivo pode provocar consequências graves, entre elas resistência à insulina, osteoporose, aumento da pressão ocular, catarata e glaucoma.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça; aumento da frequência dos batimentos do coração; palpitações; câimbra muscular.

A distinção entre bronquite e asma é importante, não só pelo fato de impedir que o paciente seja rotulado com uma doença que não tem, mas principalmente porque o tratamento e o prognóstico a longo prazo dessas doenças é diferente. A asma, na maioria dos casos, é uma doença bem mais benigna que a bronquite crônica.

Inalação com soro fisiológico para falta de ar
Fazer uma inalação com soro fisiológico ajuda a desobstruir as vias aéreas, amolecendo secreções que estejam dificultando a respiração.

Quem tem asma certamente vai ser um paciente grave de Covid. Bronquite não tem nada a ver com asma. Depois de controlada a crise, não precisa mais usar bombinha.

Durante uma crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. O principal motivo por trás da dificuldade de respirar é a exposição a agentes irritantes.

Temos dois tipos de bombinhas de asma: a de manutenção e a de alívio de sintomas. A primeira não usa medicamentos broncodilatadores, mas combate a inflamação dos brônquios. A segunda foca no alívio imediato, tem medicações e é indicada para o momento do ataque da asma.

Aerolin® tem uma duração de ação de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes. Como podem ocorrer reações adversas causadas por doses elevadas, não aumente a dose nem a frequência de uso de Aerolin®, a menos que seu médico recomende.

Ocorre que a fórmula dos broncodilatadores contêm vasodilatadores, que dilatam os brônquios e, consequentemente, alcançam os vasos do coração. Logo, esse efeito sistemático pode desequilibrar o ritmo das batidas cardíacas, levando o paciente à arritmia.

As chamadas bombinhas de alívio utilizam medicamentos broncodilatadores e dilatam as vias aéreas para aliviar o desconforto. Ou seja, servem para reduzir os sintomas durante as crises asmáticas, mas não tratam a doença. Por sua vez, a de corticoide é usada regularmente para tratar a inflamação provocada pela asma.

Sim, pode. No entanto ,se estiver sendo recorrente, reconverse com sua médica ou Seu médico .